Vacina da Janssen passa a ser dada a todos os homens com mais de 18 anos

A vacina da Janssen vai passar a ser administrada a todas as faixas etárias, a partir dos 18 anos, do sexo masculino. A atualização à norma foi feita esta terça-feira pela Direção-Geral de Saúde.

A vacina da Janssen, que estava a ser administrada apenas a maiores de 50 anos independentemente do género, vai passar a ser administrada a todas as faixas etárias, a partir dos 18 anos, do sexo masculino, revelou a Direção-Geral de Saúde (DGS) numa atualização à norma. Já no sexo feminino, a recomendação continua a ser que seja administrada apenas a mulheres com idade igual ou superior a 50 anos.

Esta possibilidade já tinha sido avançada pelo coordenador da task force para o plano da vacinação contra a Covid-19, Henrique Gouveia e Melo, no Congresso da Ordem dos Médicos, na passada quarta-feira, mas só agora as autoridades de saúde oficializaram a decisão de levantar a restrição etária para o sexo masculino.

Na atualização à norma 004/2021, relativa à administração da Janssen, a DGS recomenda que esta vacina seja “utilizada em pessoas do sexo masculino com idade igual ou superior a 18 anos”, até que “novos dados” sejam conhecidos. Já no que toca ao sexo feminino, a entidade liderada por Graça Freitas continua a recomendar que a vacina do grupo Johnson & Jonhson seja aplicada apenas em mulheres com idade igual ou superior a 50 anos.

Não obstante, as autoridades de saúde sublinham ainda que as mulheres com menos de 50 anos “que assim o desejem” podem ser vacinadas com esta a vacina de dose única, desde que “devidamente informadas, numa base de ponderação dos benefícios e dos riscos,
Individualizada” e que expressem o seu “consentimento livre e esclarecido”, assinala a DGS.

Esta decisão surge depois de, no final de abril, Portugal ter decidido recomendar a administração da vacina da Janssen, do grupo Johnson & Johnson, só a pessoas com mais de 50 anos, na sequência de a Agência Europeia do Medicamento (EMA) ter concluído que existe uma possível ligação entre a formação de coágulos sanguíneos e a administração desta vacina.

Perante esta decisão, o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo tinha dito que isso implicaria retirar “cerca de 2,7 milhões de vacinas” do plano de vacinação contra a Covid-19, por não haver, a partir de determinada altura, menores de 50 anos para serem inoculados.

Segundo o último relatório divulgado esta terça-feira pela DGS, há já mais de 3,9 milhões de portugueses vacinados com uma dose da vacina (o que representa 39% da população), dos quais mais de 2,3 milhões de cidadãos já completaram o processo de vacinação (23% da população). Entre as faixas etárias, a população com 80 ou mais anos é a que tem maior taxa de vacinação (97% com as duas doses), seguida pelos 65-79 anos (94% com pelo menos uma dose da vacina) e pelos 50 aos 64 anos (59% com uma dose da vacina).

(Notícia atualizada pela última vez às 19h14)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vacina da Janssen passa a ser dada a todos os homens com mais de 18 anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião