Vacina da Janssen vai ser alargada a todas as faixas etárias do sexo masculino, diz Gouveia e Melo

Henrique Gouveia e Melo admite que a vacina da Janssen, que está a ser administrada apenas a maiores de 50 anos, possa ser alargada aos homens de todas as idades.

O coordenador da task force que gere o plano de vacinação contra a Covid-19 abriu a porta para que a vacina da Janssen, que está a ser administrada apenas a maiores de 50 anos, possa ser aplicada a todas as faixas etárias do sexo masculino.

“Se tudo correr bem, se as vacinas que estão previstas no plano chegarem a território nacional e com boas notícias que vêm da DGS, no sentido de abrir [o leque de idades de vacinação com] a Janssen, pelo menos para todas as faixas etárias dentro do sexo masculino, isto permite-nos aproveitar muito mais vacinas e trazer ao plano muito mais vacinas, o que vai fazer com que o ritmo de vacinação não só se mantenha como possa ser acelerado”, disse Henrique Gouveia e Melo, no Congresso da Ordem dos Médicos, em declarações transmitidas pelas RTP3.

Esta notícia surge depois de, no final de abril, Portugal ter decidido recomendar a administração da vacina da Janssen, do grupo Johnson & Johnson, só a pessoas com mais de 50 anos, na sequência de a Agência Europeia do Medicamento (EMA) ter concluído que existe uma possível ligação entre a formação de coágulos sanguíneos e a administração desta vacina.

Perante esta decisão, o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo tinha dito que isso implicaria retirar “cerca de 2,7 milhões de vacinas” do plano de vacinação contra a Covid-19, por não haver, a partir de determinada altura, menores de 50 anos para serem inoculados.

Fazendo um balanço do plano de vacinação contra a Covid-19, o vice-almirante assinalou que “este mês vamos ter uma média de 100 mil pessoas a ser vacinadas todos os dias”, reiterando que o objetivo de ter 70% da população com, pelo menos, uma dose da vacina se mantém.

Se tudo correr bem, no início de agosto teremos 70% da população vacinada”, apontou, acrescentando que, no final desse mês, o país já estará “a vacinar pessoas de 20 anos e portanto o processo já estará praticamente na sua fase final”.

Neste momento, o “foco” é “manter o ritmo de vacinação, vacinar rapidamente a população de forma uniforme em território nacional”, para que se consiga atingir a imunidade de grupo, independentemente de ser “aos 70%, aos 80% ou aos 90%”, sinalizou o coordenador da task force.

Segundo o último relatório divulgado na terça-feira pela DGS, há já mais de 3,7 milhões de portugueses vacinados com uma dose da vacina (o que representa 37% da população), dos quais mais de 1,9 milhões de cidadãos já completaram o processo de vacinação (19% da população). Entre as faixas etárias, a população com 80 ou mais anos é a que tem maior taxa de vacinação (91% com as duas doses), seguida pelos 65-79 anos (93% com pelo menos uma dose da vacina) e pelos 50 aos 64 anos (52% com uma dose da vacina).

(Notícia atualizada pela última vez às 12h59)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vacina da Janssen vai ser alargada a todas as faixas etárias do sexo masculino, diz Gouveia e Melo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião