“Nem sempre temos de pensar o mesmo”, diz Costa sobre Marcelo

"Não há conflito nenhum, como nunca tem havido", garantiu o primeiro-ministro. Marcelo tinha referido que o país não voltava atrás nas restrições, mas Costa afirmou que ninguém pode garantir isso.

“Só pode haver [um mal entendido]”, começou por dizer, em resposta aos jornalistas, António Costa em relação à polémica entre o próprio e Marcelo Rebelo de Sousa. Tudo começou com ideias diferentes para o desconfinamento, o que o primeiro-ministro vê como normal pois nem sempre têm de pensar da mesma forma.

“Não há conflito nenhum, como nunca tem havido. Nem sempre temos de pensar o mesmo, mas nunca houve ação desarticulada no combate à pandemia” declarou o primeiro-ministro.

No domingo, recorde-se, Marcelo Rebelo de Sousa garantia que Portugal não voltaria a um confinamento. “Já não voltamos para trás. Não é o problema de saber se pode ser, deve ser, ou não. Não vai haver. Comigo não vai haver. Naquilo que depender do Presidente da República não se volta atrás“.

Porém, António Costa disse que ninguém, nem mesmo o Presidente da República, pode assegurar que não vai ser preciso voltar atrás nas restrições apesar do bom avanço do plano de vacinação em Portugal.

E Marcelo respondeu: “por definição, o Presidente nunca é desautorizado pelo primeiro-ministro. Quem nomeia o primeiro-ministro é o Presidente, não é o primeiro-ministro que nomeia o Presidente”.

Estava instalada a polémica, mas António Costa garantiu, esta terça-feira, quando questionado sobre o assunto, que “só pode haver [um mal entendido]” e que nem o primeiro-ministro desautoriza o Presidente, como referiu Marcelo, nem vice-versa. “Não há conflito nenhum”, sublinhou.

O presidente do PSD, Rui Rio, admitiu também que a situação é de tensão entre os dois. “Obviamente que tenho uma opinião sobre isso, como é lógico. Mas serei o último a expressar — neste momento, em que há essa polémica entre o primeiro-ministro e o Presidente da República — a minha opinião porque não devo interferir nessa situação“, disse Rio, em declarações transmitidas pela RTP3.

Questionado sobre se o desconfinamento pode ou não voltar atrás, o líder social democrata acrescentou: “Tenho a minha opinião, mas dadas as circunstâncias não a quero dar“.

(Notícia atualizada às 13h35)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Nem sempre temos de pensar o mesmo”, diz Costa sobre Marcelo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião