Governo dá mais 3 milhões para a Administração Pública comprar 200 elétricos

Os novos carros com zero emissões destinam-se a organismos da administração local e central, revela o MAAC num aviso publicado em Diário da República.

O Ministério do Ambiente e da Ação Climática publicou esta quinta-feira em Diário da República um aviso relativo à abertura de candidaturas à terceira fase do Programa de Apoio à Mobilidade Elétrica na Administração Pública. No total são três milhões e noventa mil euros para financiar a 50% compra de mais 200 veículos elétricos para o Estado através do Fundo Ambiental.

Os novos carros com zero emissões destinam-se a organismos da administração local e central: freguesias, municípios, serviços municipalizados, comunidades intermunicipais, áreas metropolitanas, empresas municipais ou intermunicipais, entidades de direito público, de capitais exclusivamente públicos e de âmbito de intervenção local ou regional.

O Programa de Apoio à Mobilidade Elétrica na Administração pública tem como objetivo apoiar a aquisição, de forma faseada e por substituição de veículos com mais de 10 anos (enviados para abate), de 1.200 veículos elétricos, em regime de aluguer, durante um período de 48 meses, bem como de postos de carregamento e de sistemas de georreferenciação e monitorização.

Este programa teve o seu início há sete anos, com a Fase Piloto, tendo entretanto decorrido mais duas fases. “Estas três primeiras fases contemplaram a aquisição pelo Fundo Ambiental de, respetivamente, 30, 170 e 196 veículos elétricos, atribuídos a diversas entidades da Administração Pública central selecionadas mediante processo concursal”, explica o aviso lançado em DR.

Além disso, foi também financiada a aquisição dos respetivos postos de carregamento e contratados serviços para o sistema de acompanhamento e de monitorização do Programa.

A terceira fase (financiamento a 50% da contratação de mais 600 veículos elétricos) teve início já em julho de 2019, mas a sua dotação não foi ainda esgotada. São agora privilegiados os veículos de apoio logístico aos centros de saúde e respetivas extensões e a aquisição de mais postos de carregamento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo dá mais 3 milhões para a Administração Pública comprar 200 elétricos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião