Galp contraria ganhos da EDP e trava bolsa de Lisboa

A Galp Energia está a travar o PSI-20, pressionada pela queda das cotações de petróleo nos mercados internacionais. Contraria os ganhos do grupo EDP.

A bolsa arranca a última sessão da semana com o “pé esquerdo”, em linha com as restantes praças europeias. A Galp Energia está a travar os ganhos do PSI-20, pressionada pela queda das cotações de petróleo nos mercados internacionais.

Pelo Velho Continente, o Stoxx 600 cede 0,2% a par com o britânico FTSE 100, enquanto o alemão DAX está inalterado, o francês CAC-40 perde 0,1% e o espanhol IBEX-35 desvaloriza 0,6%, com os investidores a digerirem ainda os sinais dados pela Reserva Federal norte-americana de que uma subida das taxas de juro vai ocorrer mais cedo que o esperado.

Lisboa segue o sentimento vivido nas praças europeias, depois de na sessão anterior ter interrompido um ciclo de nove sessões consecutivas de ganhos. O PSI-20 está a desvalorizar 0,10% para 5.176,90 pontos, com apenas seis das 18 cotadas em “terreno” positivo, uma inalterada e as restantes no “vermelho”.

Assim, na praça nacional a maioria dos títulos estão em queda. Entre os “pesos pesados” do índice de referência nacional, no setor energético a Galp Energia cai 0,65% para os 9,8420 euros, pressionada da queda das cotações de petróleo nos mercados internacionais. O Brent, de referência europeia, desvaloriza 0,68% para os 72,58 dólares, ao passo que o WTI recua 0,48% para os 70,72 dólares, em Nova Iorque. Por seu turno, a REN cede 0,65% para 2,31 euros.

Já no grupo EDP, a “casa-mãe” valoriza 0,15% para 4,6820 euros, enquanto a EDP Renováveis trava perdas mais expressivas do PSI-20, ao ganhar 0,98% para 19,63 euros.

Nota ainda para os títulos do BCP que desvalorizam 0,93% para 14,95 euros, enquanto a Jerónimo Martins recua 0,25% para 15,935 euros. Ao mesmo tempo, a Nos cede 0,54% para 2,93 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Galp contraria ganhos da EDP e trava bolsa de Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião