Alemanha e França querem retomar cimeiras com Rússia
Apanhando os restantes Estados-membros de surpresa, os líderes da Alemanha e da França propuseram que houvesse uma cimeira com a Rússia. Polónia e ex-URSS não concordam.
A Alemanha e a França apelaram a uma nova estratégia por parte da União Europeia (UE), para haver uma relação mais próxima da Rússia. O objetivo dos líderes destes países era que houvesse uma cimeira com Vladimir Putin, à semelhança do que aconteceu com Joe Biden, avança o Financial Times.
Alguns Estados-membros não estavam à espera desta proposta. No entanto, a chanceler alemã, Angela Merkel esteve já em conversas com outros líderes, como o Presidente francês Emmanuel Macron e o primeiro-ministro italiano Mario Draghi. Países como Polónia e alguns que fizeram parte da antiga União Soviética defendem que a UE deveria adotar uma política ainda mais dura para com o governo de Putin.
Na opinião do governo alemão, este encontro com todos os líderes permita à UE melhorar relações com o país e falar a “uma só voz”. Estas cimeiras deixaram de se realizar em 2014, quando a Rússia anexou a Crimeia.
A proposta surge um dia depois da chanceler alemã ter falado com Putin ao telefone para assinalar os 80 anos da invasão nazi da União Soviética. De acordo com o jornal, que cita fontes do governo russo, no telefonema foi referida a reconciliação dos dois povos e a sua importância para o futuro da Europa.
Os líderes da UE abordaram o futuro das relações com a Rússia na sua cimeira de maio e encarregaram a Comissão Europeia de apresentar propostas sobre a forma de lidar com o país em causa. Mas o projeto apresentado esta quarta-feira é muito mais brando que a análise feita pela comissão, segundo o Financial Times.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Alemanha e França querem retomar cimeiras com Rússia
{{ noCommentsLabel }}