Emigrantes “podem viajar” para Portugal no verão com passe sanitário. Só vacinas administradas em Portugal serão aceites

  • Lusa
  • 27 Junho 2021

"Quem se vacinar vai poder viajar para Portugal sem fazer teste nem quarentena", disse a secretária de Estado das Comunidades Portuguesas. Recuperados da Covid ou com teste negativo são alternativas.

A secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, incentiva os emigrantes e lusodescendentes que queiram passar férias em Portugal no verão a vacinarem-se antes. Fonte oficial da Direção-Geral de Saúde (DGS) nota que apenas o poderão fazer se tiverem recebido uma das quatro vacinas aprovadas pela Comissão Europeia, se testarem negativo ou comprovarem recuperação.

Em declarações à agência Lusa, Berta Nunes disse que o certificado digital poderá vir a ser usado em restaurantes e outros locais. “O certificado digital vai fazer a diferença. Pessoas que estejam vacinadas vão poder viajar sem fazerem teste e isso é muito importante porque fazer teste tem um custo acrescido. Quem se vacinar vai poder viajar para Portugal sem fazer teste nem quarentena“, afirmou.

A secretária de Estado esteve este sábado em Paris para participar na conferência “Portugal Positivo”. Questionada pela agência Lusa, Berta Nunes, que é também médica, incentiva quem quiser passar as férias de verão em Portugal, reforçando que as novas restrições em vigor devido ao aumento de contágio da variante delta não se aplicam a quem já está completamente vacinado.

“Em Portugal, em relação às restrições, elas não se aplicam às pessoas que já estão vacinadas ou quem tenha certificado de recuperação ou teste. Isso vai permitir maior mobilidade“, garantiu.

Num futuro próximo, e para que quem vá de férias a Portugal possa usufruir plenamente do país, Berta Nunes antecipa que o certificado sanitário digital se deve alargar a outros espaços como restaurantes, praias ou eventos. “O passe sanitário começou a ser usado na mobilidade dentro do país, mas a expectativa é que possa ser usado para as pessoas poderem ir aos restaurantes mesmo em áreas em que há alguns casos e que é preciso criar mais restrições”, sublinhou.

Berta Nunes espera que as medidas atualmente em vigor na região de Lisboa, Sesimbra e Albufeira sirvam para controlar o número de casos, permitindo férias de verão para todos. “Mesmo se agora estamos a ter um aumento de casos — que esperamos que sejam controlados pelas medidas que estão a ser tomadas e pela vacinação –, a minha mensagem é: podem vir a Portugal se estiverem vacinados, recuperados da infeção ou terão de fazer teste“, concluiu.

Só vacinas administradas em Portugal vão ser aceites

Os portugueses residentes no estrangeiro que queiram entrar em Portugal apresentando prova de vacinação contra a covid-19, apenas o poderão fazer se tiverem recebido uma das quatro vacinas aprovadas pela Comissão Europeia, se testarem negativo ou comprovarem recuperação.

De acordo com fonte oficial da DGS, para as pessoas que queiram viajar para Portugal terem o certificado de vacinação covid da União Europeia (UE) aceite terão de ter recebido as vacinas aprovadas pela Comissão Europeia, de acordo com a recomendação da Agência Europeia de Medicamentos. Estas vacinas, que estão a ser administradas em Portugal e na maioria dos Estados-membros, são: Pfizer/BioNTech, Moderna, AstraZeneca e Janssen.

Isso significa que os portugueses que tenham recebido outras vacinas nos países onde residem, como a Sinopharm ou a Sinovac (chinesas), Sputnik (russa), Covaxin (indiana), Epivaccorona (russa) ou a Soberana (cubana), entre outras, e que queiram entrar em Portugal mediante prova de vacinação, não o poderão fazer.

Estes portugueses poderão, no entanto, entrar em Portugal mediante a apresentação de um certificado de recuperação, no caso de já terem contraído a infeção. Outra possibilidade de entrar em Portugal é apresentando um certificado de teste com resultado negativo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Emigrantes “podem viajar” para Portugal no verão com passe sanitário. Só vacinas administradas em Portugal serão aceites

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião