Agravamento dos custos na construção põe em risco execução do PRR

  • ECO
  • 28 Junho 2021

Sem preços-base de referência e com o agravamento dos custos dos materiais e mão-de-obra, a AICCOPN avisa que os fundos comunitários podem acabar por ser captados por empresas espanholas.

O Código dos Contratos Públicos (CCP) foi atualizado recentemente para, de forma transitória, ajudar a agilizar a execução dos fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). No entanto, o critério do preço-base continua a definir a adjudicação de cada empreitada a concurso, o que a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas – AICCOPN alerta que poderá gerar litígios e pôr em risco a execução dos fundos comunitários.

A subida dos preços dos materiais e dos custos da mão-de-obra acompanhada de concursos lançados com preços-base “irrealistas” geram uma conjugação de fatores de risco. “O CCP vai potenciar a litigiosidade e aumentar os problemas do tecido empresarial e dos donos de obra e introduzir novos fatores de risco“, critica o presidente da AICCOPN, Manuel Reis Campos, em declarações ao Público (acesso condicionado).

“O aumento dos custos dos materiais e da mão-de-obra vão ter repercussões diretas e indiretas nos concursos. Nós não temos preços-base de referência, o que propicia a entrada de empresas estrangeiras, e de propostas muito baixas. O PRR vai ser a somar para os espanhóis e não para nós“, acrescentou. A AICCOPN apela, por isso, a empresas e donos de obra para que definam à partida centros de arbitragem, mas também ao Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção (IMPIC) que acompanhe a situação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Agravamento dos custos na construção põe em risco execução do PRR

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião