Antiga fábrica d’A Napolitana em Alcântara vai ser transformada em escola internacional

Da antiga unidade industrial da "A Napolitana" irá nascer uma escola internacional do Artemis Education Group. É um investimento de 50 milhões de euros que irá preservar o legado histórico.

Os edifícios da antiga fábrica de massas d’A Napolitana, localizados em Alcântara, vão ser transformados numa escola internacional do Grupo Artemis Education. É um investimento de 50 milhões de euros que inclui tanto a aquisição como a obra que vai ser realizada.

As instalações da antiga unidade industrial foram adquiridas ao Grupo Auchan por um consórcio internacional de investidores constituído pelas empresas RFR Holding LLC, CGC e Artemis Education. Esta será a primeira escola do grupo Artemis Education na cidade de Lisboa.

O projeto para a instalação da escola prevê manter o conjunto de quatro edifícios que compõem o antigo complexo fabril, com uma área total de 12.000 metros quadrados, e a preservação das fachadas originais, representantes únicos da arquitetura industrial portuguesa do início do século XX.

O interior dos imóveis será integralmente renovado para o modernizar e adaptar ao funcionamento do estabelecimento de ensino, estando ainda contemplada a construção de um novo edifício. O negócio tem por base um contrato de arrendamento de longa duração.

A transação foi intermediada pela consultora internacional Athena Advisers, que representou os compradores na sua primeira aquisição em Portugal. “Estamos muito satisfeitos com a conclusão deste negócio. Além de termos conseguido o primeiro investimento em Portugal de conceituadas empresas imobiliárias mundiais, esta operação trouxe para um local emblemático um inquilino de referência que irá permitir não só reabilitar o edificado preservando o seu legado histórico e arquitetónico, mas também valorizar esta zona. Uma escola internacional trará nova vida a uma área em plena revitalização”, destaca David Moura-George, diretor da Athena Advisers em Portugal.

O conjunto industrial foi construído em 1908 no quarteirão formado pela Rua de Maria Holstein, Rua da Cozinha Económica e Travessa de Teixeira Júnior. Em 1926, a fábrica foi adquirida pela Companhia Industrial de Portugal e Colónias (CIPC), mantendo-se em atividade até 1970.

O projeto, da autoria da dupla de construtores e projetistas franceses Vieillard & Touzet, mantém-se até aos dias de hoje como uma referência da arquitetura industrial portuguesa do início do século XX na cidade de Lisboa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Antiga fábrica d’A Napolitana em Alcântara vai ser transformada em escola internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião