UE emite 15 mil milhões na segunda emissão de dívida para financiar “bazuca”

Bruxelas voltou esta terça-feira ao mercado para emitir 15 mil milhões de euros, com o objetivo de financiar a "bazuca" europeia. Até ao final do ano, prevê emitir 80 mil milhões de euros em dívida.

A União Europeia (UE) emitiu esta terça-feira mais 15 mil milhões de euros naquela que foi a segunda emissão de dívida para financiar o NextGenerationEU, o plano de recuperação económica criado para combater os efeitos da pandemia.

Em comunicado, a Comissão Europeia assinala que nesta operação de leilão duplo foram colocados 9 mil milhões de euros com maturidade a cinco anos (que vence a 6 julho de 2026), bem como outros seis mil milhões de euros com maturidade a 30 anos (vencimento a 6 de julho de 2051).

Ambas as tranches atraíram um interesse muito forte por parte dos investidores em toda a Europa e em todo o mundo“, sinaliza Bruxelas, acrescentando que a procura superou os 170 milhões de euros, ou seja, foi cerca “de mais de 11 vezes superior face à oferta”.

Esta foi a segunda emissão de dívida para financiar a “bazuca” europeia, depois de há cerca de duas semanas a UE ter ido ao mercado com o intuito de obter 20 mil milhões de euros a 10 anos, numa operação que registou ordens acima dos 172 mil milhões de euros. “Esta é a segunda vez que a Comissão vai aos mercados para obter empréstimos ao abrigo da NextGenerationEU e, mais uma vez, recebemos um forte voto de confiança dos nossos investidores. Fico contente com o facto de o dinheiro angariado hoje ajudar a construir um ambiente mais ecológico, digital e resiliente na Europa”, disse Johannes Hahn, comissário europeu para o orçamento e a administração, citado na nota de imprensa.

Assim, com estas operações a UE já levantou 35 mil milhões de euros, pelo que “os fundos serão utilizados para os primeiros pagamentos ao abrigo do programa orçamental, incluindo o Mecanismo de Recuperação e Resiliência e vários programas orçamentais da UE financiados pela NextGenerationEU”. Na segunda-feira, Bruxelas desembolsou 800 milhões de euros para o REACT-EU. Até ao final deste ano, a Comissão Europeia prevê emitir 80 mil milhões de euros em dívida.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

UE emite 15 mil milhões na segunda emissão de dívida para financiar “bazuca”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião