UE emite 20 mil milhões da “bazuca” com a procura a superar os 170 mil milhões

Bancos mandatados pela Comissão Europeia para a operação registam já ordens num valor quase nove vezes superior ao pretendido nesta primeira emissão de dívida da "bazuca" europeia.

A União Europeia está no mercado para obter 20 mil milhões de euros na primeira emissão de dívida para financiar a “bazuca”, um valor superior aos 10 mil milhões indicados inicialmente.

Os bancos mandatados pela Comissão Europeia para esta operação registam já ordens acima dos 172 mil milhões de euros, segundo a Bloomberg. Ou seja, a procura é quase nove vezes superior à oferta.

Este forte apetite dos investidores pelas novas obrigações, que vencem a 4 de julho de 2031, está a levar a taxa de juro a situar-se dois pontos base abaixo do mid swap do euro a 10 anos, que negoceia em 0,08%. Assim, a taxa de juro indicativa é, atualmente, de 0,06%, ainda positiva mas muito próxima de zero.

Os especialistas consultados pelo ECO tinham apontado para que a Comissão Europeia consiga, nesta operação, um spread de apenas um ponto base acima desse benchmark, ou um juro próximo de 0,09%.

A dívida europeia “está a voar”, diz Jens Peter Sorensen, analista-chefe do Danske Bank A/S. “Eles [a Comissão Europeia] fizeram a escolha certa de avançarem com uma emissão a 10 anos com um prémio interessante. Não pode correr mal”, acrescenta o especialista à Bloomberg (acesso condicionado).

Cinco meses depois de concluída a ratificação da decisão dos recursos próprios por parte dos 27 Estados-membros da União Europeia, avança com a primeira emissão de dívida em nome da UE para financiar o Próxima Geração UE.

A primeira operação pretende obter 20 mil milhões, mas a CE pretende continuar a ir ao mercado para se financiar, sendo o objetivo para o total deste ano de 80 mil milhões de euros. Os primeiros “cheques” serão passados aos Estados-membros a partir de agosto.

Depois desta emissão, cuja procura deverá continuar a aumentar, fazendo baixar o juro, a CE tem já previstas duas novas operações, no final de julho, enquanto para o outono está prevista a emissão de green bonds.

(Notícia atualizada pela última vez às 12h26)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

UE emite 20 mil milhões da “bazuca” com a procura a superar os 170 mil milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião