Juros da dívida ajudam a baixar o défice

  • ECO
  • 8 Fevereiro 2017

Não foi só o perdão fiscal. O Governo contou com outra ajuda para apresentar um défice "claramente abaixo" de 2,3%: a descida dos juros da dívida poupou 550 milhões de euros.

Portugal terá fechado o ano passado com um défice aquém do que tinha sido projetado por Bruxelas. Ficou, como disse Mário Centeno, o ministro das Finanças, “claramente abaixo” de 2,3%. Mas como? O perdão fiscal ajudou, mas a menor fatura com os juros da dívida terá dado uma ajuda semelhante, o que não se repetirá este ano.

Entre as várias rubricas orçamentais, conta o Jornal de Negócios (acesso pago), a dos juros destaca-se. O peso dos juros pagos pelo conjunto das administrações públicas terá baixado de 4,6% do PIB em 2015 para 4,3% do PIB em 2016, uma redução de três décimas que equivale a cerca de 550 milhões de euros de poupança.

Neste sentido, a redução da fatura com juros terá dado um contributo valioso para a redução do défice, numa amplitude semelhante à oferecida pelo PERES, o Programa Especial de Redução do Endividamento do Estado. Este programa terá rendido entre 500 e 600 milhões de euros.

Esta ajuda da queda dos juros será difícil de repetir este ano, tendo em conta a evolução das taxas no mercado. Portugal tem estado sob os holofotes, com os juros a tocarem máximos acima da fasquia dos 4% a dez anos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Juros da dívida ajudam a baixar o défice

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião