BPI tomba mais de 5% com fim da OPA

O PSI-20 recua pela terceira sessão, com o BPI a ser o título mais penalizado. Recua 5,5%, depois de ontem ter terminado o período da OPA por parte do CaixaBank.

A bolsa nacional arrancou a sessão em queda, pelo terceiro dia consecutivo, com o BPI a ser a principal referência negativa. As ações do banco liderado por Fernando Ulrich deslizam mais de 5%, após o fim da oferta pública de aquisição (OPA) por parte do CaixaBank. Com a pressão registada também no setor energético, Lisboa contraria os ganhos que se observam nas principais praças bolsistas do Velho Continente.

O PSI-20 perde 0,51%, para os 4.539,95 pontos, estendendo as perdas ligeiras do arranque da sessão, condicionado pelo recuo dos títulos do setor energético. As ações da elétrica liderada por António Mexia recuam 0,82%, para os 2,66 euros, enquanto as da empresa liderada por Manso Neto perdem 1,6%, para os 5,95 euros, depois de terem sido alvo de uma revisão em baixa da avaliação por parte do Berenberg.

A recomendação do banco de investimento desceu para “vender”, com um preço-alvo de 4,5 euros, de acordo com a informação avançada pela Bloomberg. Já a Galp Energia vê os seus títulos deslizarem 0,26%, para os 13,64 euros, em sintonia com as cotações do petróleo que recuam nos mercados internacionais.

BPI em queda

Fonte: Bloomberg (Valores em euros)

Contudo, o principal destaque negativo deste arranque de sessão recai sobre o BPI, cujos títulos abriram a desvalorizar 4,5% e já perdem 5,43%, para os 1,06 euros, depois de ter terminado ontem o período da OPA de que é alvo por parte do espanhol CaixaBank. Esta quarta-feira após o fecho do mercado será apresentado o resultado da operação.

O rumo descendente dos títulos do BPI é acompanhado pelo BCP, cujas ações vivem mais uma sessão de perdas acentuadas. As ações do banco liderado por Nuno Amado recuam 1,91%, para os 15,4 cêntimos, prolongando o deslize de mais de 9% da última sessão.

Em alta destaque para os títulos da Jerónimo Martins que aceleram 0,7%, para os 15,84 euros, ajudando a travar a desvalorização do índice nacional. No mesmo sentido segue a Pharol, cujos títulos lideram nas subidas, com um avanço de 4,53%, para os 32 cêntimos, seguida pela Semapa, cujas ações deslizam 2,13%, para os 13,19 euros.

(Notícia atualizada às 8h30 com mais informações)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BPI tomba mais de 5% com fim da OPA

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião