Alemanha retira proibição de viagens com Portugal
Portugal estava fora da lista de países considerados seguros pelas autoridades alemãs desde o dia 29 de junho.
As autoridades alemãs voltaram a dar ‘luz verde’ a viagens com Portugal, avança a agência AFP. Berlim tinha colocado Portugal fora da lista de países seguros no passado dia 29 de junho.
O Estado alemão deixou de considerar Portugal como uma “área de variante de preocupação” e passou a considerar o país como uma “área de elevada incidência”. A mesma decisão foi tomada para a Índia, Rússia e o Reino Unido.
Esta mudança, que permite o retomar das viagens entre os dois países, aplica-se a partir de dia 7 de julho, quarta-feira, de acordo com a informação divulgada pelo Instituto Robert Koch. As viagens estavam proibidas — com a exceção de alemães ou cidadãos residentes, implicando uma quarentena de 14 dias — desde 29 de junho e ia vigorar até 13 de julho.
Com esta nova classificação, alguém que regresse à Alemanha após uma estadia em Portugal terá, ainda assim, de apresentar um teste negativo à Covid-19, um comprovativo de vacinação ou um comprovativo de recuperação da infeção. Esse comprovativo tem de ser obtido antes de entrar na Alemanha e é apresentado à companhia área antes da partida.
É ainda possível viajar sem nenhuma das três opções do certificado digital Covid-19 desde que faça uma quarentena de 10 dias em domicílio próprio. Essa quarentena pode acabar mais cedo caso ao quinto dia faça um teste negativo.
O ministro da Saúde alemão, Jens Spahn, já tinha admitido rever a classificação de Portugal uma vez que a incidência da variante Delta na Alemanha também apontava para uma incidência superior a 70% durante o mês de julho.
Isto porque o “fator decisivo” para a classificação de Portugal como de risco era a propagação da variante Delta — cuja transmissibilidade é maior às variantes anteriores — que, ao momento, ainda não se tinha espalhado pela Alemanha na mesma intensidade.
(Notícia atualizada às 21h44)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Alemanha retira proibição de viagens com Portugal
{{ noCommentsLabel }}