Nova investe um milhão para apoiar alunos e criar campus em Évora e no Algarve

  • ECO
  • 6 Julho 2021

Instituição quer reforçar Fundo de Ação Social para apoiar alunos com dificuldades financeiras. Parceria com universidades de Évora e do Algarve vai trazer novas licenciaturas e mestrados.

A Universidade Nova de Lisboa vai passar a apoiar alunos com dificuldades financeiras, através do Fundo de Ação Social, cujo objetivo é reforçá-lo em um milhão de euros, diz o reitor da instituição, em entrevista ao Diário de Notícias. Além disso, João Sàágua revela que foi feita uma parceria com as universidades de Évora do Algarve para a criação de um campus, com novos cursos.

O Fundo de Ação Social foi reforçado em 200 mil euros, mas a Nova quer “chegar rapidamente a um milhão de euros”. O objetivo é impedir desistências de alunos por falta de condições financeiras, uma vez que as bolsas atribuídas pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) são insuficientes, diz João Sàágua. “Queremos ir mais longe. Queremos criar bolsas que compensem, por exemplo, ao nível dos mestrados“, nota o reitor, salientando ainda que “a redução das propinas” não resolve o problema destes alunos.

Além disso, a Nova assinou ainda parcerias com as universidades de Évora e do Algarve para a criação de um campus a sul do país. Este consórcio “vai trazer uma nova oferta letiva” — como “licenciaturas em que os estudantes estarão um ano no Algarve, um ano em Évora e um ano em Lisboa”, nas residências de estudantes –, “novas licenciaturas e novos mestrados” e “novas atividades de capacitação da própria administração municipal, ou da administração regional, ou da administração pública a sul, e de diversas outras instituições que exercem atividade a sul”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nova investe um milhão para apoiar alunos e criar campus em Évora e no Algarve

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião