Hoje nas notícias: Restaurantes, Lucília Gago e Deeply

  • ECO
  • 7 Julho 2021

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O dia começa com a notícia de que o Governo pretende introduzir testes no acesso aos restaurantes. Destaque ainda para a Procuradora-Geral da República, que está a ser acusada de contornar a lei para conseguir nomear o líder do Ministério Público no Norte. Conheça estas e outras notícias que estão a marcar o dia.

Governo quer testes à Covid-19 no acesso a restaurantes

O Governo está a estudar a possibilidade de introduzir testes à Covid-19 para permitir a entrada em restaurantes, sendo já certo que isso não será necessário para almoços durante a semana e que a intenção é que o teste seja obrigatório para restaurantes em concelhos de risco muito elevado. A medida poderá permitir que os restaurantes que têm de fechar às 15h30 nos fins de semana possam ficar abertos até mais tarde, desde que os clientes apresentem teste negativo à Covid-19. Mas a medida ainda não está fechada.

Leia a notícia completa no Observador (acesso pago).

PGR acusada de contornar lei para nomear líder do MP no Norte

A nomeação do novo procurador-geral regional do Porto pela Procuradora-Geral da República está a causar polémica. Nove dos 18 membros do Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) apresentaram por escrito a sua oposição a esta nomeação, e algumas declarações de voto acusam Lucília Gago de violar o Estatuto do Ministério Público. Segundo o Público, a lei define que devem ser apresentados “um mínimo de três nomes” para desempenharem a função, mas a procuradora terá assumido que dois deles eram apenas para “cumprimento da formalidade”.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Há 24 mil casas indignas à espera de obras em 60 municípios

As 60 autarquias que já acordaram com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) um financiamento no âmbito do programa 1.º Direito vão disponibilizar cerca de 24 mil casas, quase tantas quantas as 26 mil identificadas num levantamento de necessidades do país feito em 2018. Desta feita, o número real de pessoas a viverem em condições indignas será, por isso, superior à estimativa, sendo que falta ainda somar as carências habitacionais de municípios populosos como Sintra, Loures, Cascais, Amadora ou Braga.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago).

Governo estende braço de intervenção na Concorrência

O Governo quer introduzir nos estatutos da Autoridade da Concorrência (AdC) a possibilidade de o regulador ser destinatário de “regras estratégicas gerais ou orientações” emanadas pelo Executivo em matérias não relacionadas com inquéritos. Esta alteração está a ser proposta no pacote que transpõe para o direito nacional a diretiva europeia, cujo objetivo é atribuir às autoridades nacionais mais mecanismos de funcionamento e maior independência. No entanto, a AdC considera que “esta alteração é contrária ao espírito da diretiva de reforço”.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso condicionado).

Sonae vende Deeply ao português Cortez e ao chileno Briones

A Sonae vendeu a Deeply, marca de equipamento e moda de surf que fez parte do universo Sonae durante 17 anos. Os compradores foram o empreendedor português António Cortez e o empresário chileno Hernan Briones. Cortez, novo diretor executivo da Deeply, adiantou que a marca “contará com uma nova estratégia a nível global, estando a ser implementada uma reestruturação em algumas áreas” da empresa.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso condicionado).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Restaurantes, Lucília Gago e Deeply

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião