Comportamento dos adeptos na final do Euro 2020 é “devastador”, diz OMS
A líder técnica de resposta à Covid-19 na OMS, Maria Van Kerkho, classificou o comportamento dos 60.000 espectadores que assistiram ao jogo entre Inglaterra e Itália, de "devastador".
O comportamento de vários adeptos que assistiram à final do Euro 2020 sem máscara e sem distanciamento social está a preocupar a Organização Mundial de Saúde (OMS), que alerta que este tipo de comportamentos estimula a transmissão da Covid-19, incluindo da variante Delta.
Em declarações transmitidas a partir da agência de Saúde da Organização das Nações Unidas (ONU), a líder técnica de resposta à Covid-19 na OMS, Maria Van Kerkho, classificou o comportamento dos 60.000 espetadores que assistiram ao jogo entre Inglaterra e Itália, de “devastador”, segundo a Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês).
Ainda antes do final da partida, a responsável criticou o comportamento dos adeptos alertando que “a pandemia não vai parar hoje”, pelo que o vírus original e a variante Delta, que é 60% mais contagiosa que o SARS-CoV-2 original “vai tirar partido de pessoas não vacinadas, em ambientes lotados, sem máscara, a gritar e a cantar. Devastador”, concluí numa publicação feita através da rede social Twitter.
Tweet from @mvankerkhove
Estas declarações surgem numa altura em que o Reino Unido enfrenta uma nova onda de infeções por Covid-19, impulsionada pela variante Delta, e apesar de ter uma das taxas de imunização mais elevadas do mundo. O país liderado por Boris Johnson tem 68,7% da população com uma dose da vacina, das quais 52% estão totalmente imunizadas, segundo site de monitorização da Bloomberg.
Face à situação epidemiológica do país, o primeiro-ministro pediu “cautela” aos britânicos, depois de na semana passada ter anunciado que pretendia levantar a maioria das medidas ainda em vigor para controlar a pandemia Covid-19 a 19 de julho, como o uso obrigatório de máscaras e os limites aos ajuntamentos em espaços abertos e fechados. A decisão final está dependente da análise dos últimos dados.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Comportamento dos adeptos na final do Euro 2020 é “devastador”, diz OMS
{{ noCommentsLabel }}