Pandemia tira 287 milhões em portagens às concessionárias

  • ECO
  • 13 Julho 2021

As receitas de portagens geradas no conjunto das autoestradas portuguesas caíram para 918,31 milhões de euros. Valor arrecadado foi o mais baixo desde 2015.

A pandemia deixou o país praticamente parado. As medidas restritivas implementadas para travar a propagação do vírus reduziram a mobilidade dos portugueses, provocando uma forte quebra nas receitas das concessionárias de autoestradas. No total do ano passado, faturaram menos 287 milhões do que em 2019.

As receitas de portagens geradas no conjunto das autoestradas portuguesas caíram para 918,31 milhões de euros, uma quebra de 23,8% face aos 1.205,48 milhões que tinham atingido em 2019, avança o Jornal de Negócios (acesso pago), citando dados da Associação das Sociedades Europeias Concessionárias de Autoestradas com Portagem (ASECAP). A receita de portagens em 2020 foi a mais baixa desde 2015.

Este ano, Portugal viveu um segundo confinamento, que também afetou as concessionárias de autoestradas. Registou-se, até ao final de março, “uma queda acentuada” face a iguais períodos de 2020 e 2019. Houve uma quebra de 31%, “sendo mais evidente nas vias muito afetadas pela quebra no turismo, como sejam a A22 (Via do Infante) com menos 43% de tráfego e a N125 com menos 38%”, diz a ASECAP.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pandemia tira 287 milhões em portagens às concessionárias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião