Fed “longe” de subir juros catapulta Wall Street
Presidente do Fed diz que o banco está longe de alterar a sua política, mas admite que inflação seja moderada. Investidores reagem positivamente às declarações de Powell que afasta subida de juros.
O presidente da Reserva Federal (Fed) dos EUA, Jerome Powell, disse esta quarta-feira que a economia precisa de melhorar antes de o banco central alterar a sua política monetária, avança a CNBC. Afastou, assim, uma mudança na política monetária a breve prazo, o que está a ser bem recebido pelos investidores.
Jerome Powell disse que as medidas políticas “juntamente com a nossa forte orientação sobre as taxas de juro e sobre o nosso balanço, assegurarão que a política monetária continuará a fornecer um apoio poderoso à economia até que a recuperação esteja completa”.
Sobre a inflação, Powell disse que “aumentou consideravelmente e provavelmente permanecerá elevado nos próximos meses antes de moderar”. No entanto, considera que a atual crise é temporário e será compensado à medida que as condições regressem ao normal e que a subida da inflação está ligada à reabertura da economia.
Tweet from @CNBCnow
Apesar de o líder do banco central considerar que a nível económico e cenário é melhor, realça que o mercado de trabalho em particular ainda está muito abaixo do ponto em que se encontrava antes do golpe pandémico de Covid-19. “As condições no mercado de trabalho têm continuado a melhorar, mas ainda há um longo caminho a percorrer”, disse Powell.
Após estes comentários de Powell, Wall Street abriu em alta. Os principais índices norte-americanos estão a avançar, com os investidores a terem a segurança de que não haverá uma subida de juros em breve. O S&P 500 valoriza 0,52% para 4,391.74 pontos, o tecnológico Nasdaq avança 0,51% para 14,950.13 pontos e o Dow Jones ganha 0,36% para 35.013,83 pontos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Fed “longe” de subir juros catapulta Wall Street
{{ noCommentsLabel }}