Crédito ao consumo acelera para 590 milhões de euros

Valor financiado em maio praticamente duplicou face ao registado no período homólogo.

Bancos e financeiras concederam um total de 589 milhões de euros em crédito ao consumo em maio, de acordo com os dados do Banco de Portugal. O valor financiado praticamente duplicou face ao registado no período homólogo, registando um crescimento mais ligeiro face ao mês anterior.

Entre abril e maio registou-se um aumento de 10% no valor concedido em crédito ao consumo, sendo de notar que maio foi o mês em que o país avançou para um desconfinamento mais alargado, após as restrições aplicadas nos meses anteriores por causa da pandemia.

Para esta evolução contribuíram todas as finalidades, ainda que créditos pessoais para Educação, Saúde, Energias Renováveis e Locação Financeira de Equipamentos e os montantes disponibilizados nos cartões de crédito tenha apresentado os maiores aumentos.

O financiamento automóvel também acelerou, com especial destaque para o ALD de usados, sendo este tipo de crédito ao consumo aquele que melhor explica o forte aumento destes empréstimos na comparação com o mesmo mês de 2020.

Com a reabertura da economia em maio deste ano, as vendas de veículos aumentaram, apesar de continuarem aquém dos níveis registados antes da pandemia. Ainda assim, em praticamente todas as modalidades de financiamento para automóveis registaram aumentos em torno dos 100%, com o ALD de novos e usados a superar mesmo essa marca.

(Notícia atualizada às 11h56 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Crédito ao consumo acelera para 590 milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião