Da engenharia à logística ou auditoria… Egor abre 125 vagas

O setor que regista maior procura é o da engenharia e indústria, seguindo-se as tecnologias da informação. Ao todo, há 125 vagas na Egor.

A Egor está à procura de profissionais, de norte a sul do país, para responderem às atuais necessidades das empresas. Há ofertas em diversas áreas, desde logística a auditoria e finanças ou tecnologias da informação. Mas o setor que regista maior procura é o da engenharia e indústria. Ao todo, há 125 vagas.

“Temos vindo a assistir em Portugal desde 2018 a uma maior competitividade neste setor [engenharia e indústria], criando uma tendência de disputa de talento”, começa por dizer a diretora de recrutamento especializado da empresa de recrutamento, Inês Calhabéu, encarregue pela região sul do país.

Com o aumento da procura, os salários destes profissionais também têm vindo a aumentar. “Os níveis salariais nas áreas técnicas de engenharia têm conhecido importantes melhorias que permitem reposicionar os melhores candidatos em empresas que acompanham esta realidade em deterioramento das que não o conseguem fazer. O aumento da procura de profissionais qualificados contribuiu para o aumento das expectativas salariais. Em geral, a progressão salarial constante, baseada em objetivos, é tendência que se vai manter.”

Só para a área de tecnologias da informação, um dos setores que regista grande procura, a Egor tem, neste momento, 40 vagas. Procura, sobretudo, preencher funções de Java, Javascript, DBA, DevOps, BI, big data, mobile e cloud, sendo que, nesta área, os empregadores pedem essencialmente competências de desenvolvimento, infraestrutura, segurança e gestão de projetos. Lisboa e Porto são as regiões onde está grande maioria destas vagas.

“Trata-se de um mercado com muito dinamismo, com as empresas a prepararem o último quarter do ano, com candidatos cada vez mais exigentes na escolha de novos desafios profissionais…”, refere António Matos, diretor executivo de outsourcing norte da Egor.

Em 2020, a Hays apontava as Tecnologias de Informação (TI) como o setor onde as empresas portuguesas revelam ter maiores dificuldades em contratar, com os analistas de business intelligence e os cientistas de dados a surgirem em primeiro plano.

O estudo da consultora, que, na altura, inquiriu 3259 profissionais qualificados e 793 empregadores, concluiu ainda que 33% dos profissionais do setor foram aumentados no ano anterior e 62% recusaram ofertas de emprego, antecipando uma forte pressão salarial nesta área, fruto da falta de talentos disponíveis no mercado.

Logística, comercial e auditoria… Setores que aumentam dinamismo

Um setor em fase também de grande dinamismo é o da logística, sobretudo em setores de retalho alimentar e indústria. “Os perfis mais procurados são essencialmente de middle management, onde se destacam as funções de supervisor de logística, responsável de operações ou funções de suporte como buyer”, diz Sandra Carvalho, diretora de recrutamento especializado norte da Egor.

Já na área comercial, a venda técnica e consultiva com forte orientação para o cliente tem vindo a ganhar terreno e, no que respeita ao marketing, a transição para o digital, nomeadamente o crescimento do e-commerce, tem aumentado a necessidade de candidatos com competências digitais que acompanhem esta transição.

“A tendência é manter-se esta procura, simultaneamente com a análise de dados num todo”, avança Sandra Carvalho. “No norte, embora as funções mais comerciais tenham tido um revês com os condicionamentos que existiram, as funções de marketing digital tiveram uma procura bastante acentuada.”

Finalmente, a Egor destaca também o setor de finanças e auditoria como um dos mais procurados, com as funções de controlling, contabilidade e direção financeira a liderarem as necessidades dos empregadores.

“A tendência crescente tem sido de procura de profissionais que demonstrem sólida capacidade analítica, aliada a espírito crítico e orientação à melhoria contínua de processos”, explica Inês Calhabéu.

Mais 460 vagas para outsourcing e trabalho temporário

Na área do outsourcing e trabalho temporário, a Egor tem cerca de 460 vagas em setores de áreas comerciais, atendimento ao cliente, funções técnicas e administrativas, logística e indústria. Neste caso, dado a escassez de mão-de-obra e a elevada procura por parte das empresas, a empresa tem vindo a sentir que os seus clientes estão, cada vez mais, a valorizar as soft skills, em detrimento das competências técnicas.

Os interessados podem consultar as vagas em questão, bem como os requisitos, através da página de ofertas de emprego da recrutadora.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Da engenharia à logística ou auditoria… Egor abre 125 vagas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião