Acordo da OPEP+ alivia pressão sobre os preços. Emirados Árabes Unidos vão poder produzir mais

Já existe um acordo para “aumentar a produção de forma gradual até dezembro”, o que deverá ajudar a aliviar os preços da matéria-prima e dos combustíveis. Os Emirados também vão ter uma quota maior.

A notícia está a ser avançada pela agência Reuters que cita um acordo para “aumentar a produção de forma gradual até dezembro”. Para além disso, terá sido acordado uma extensão do pacto deste grupo até ao final de 2022, revela a agência que cita uma fonte da OPEP+.

A OPEP+ é uma aliança entre a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e outros países que são grandes produtores de petróleo, principalmente a Rússia.

Este acordo surge depois de na semana passada a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos terem chegado a um compromisso sobre a política a seguir pela OPEP+, um acordo que poderá ajudar a aliviar a pressão sobre os preços da matéria-prima.

Este ano, com o desconfinamento gradual das economias, o brent negociado no Mar do Norte já encareceu mais de 45%.

A Bloomberg [conteúdo condicionado] explica que os países do cartel acordaram aumentar a produção em 400 mil barris por dia a partir de agosto e até que todo o stock que foi acumulado com o corte de produção anterior seja escoado.

No ano passado, por causa da pandemia e da crise económica a procura afundou e a OPEP+ decidiu fazer um corte na produção de quase 10 milhões de barris por dia para tentar ajustar a oferta à procura. Estes cortes foram sendo entretanto aliviados e atualmente ainda subsiste um travão de 5,8 milhões de baris por dia.

A agência de notícias norte-americana também afirma que ficou acordado que os Emirados Árabes Unidos, o Iraque e o Kuwait vão ter quotas de produção maiores a partir de maio de 2022.

Este era um dos grandes entraves a um acordo, já que os Emirados queixavam-se que sua quota de produção era calculada de forma injusta, porque não refletia o investimento que o país fez para expandir a indústria.

(Notícia atualizada pela última vez às 12h57)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Acordo da OPEP+ alivia pressão sobre os preços. Emirados Árabes Unidos vão poder produzir mais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião