Allianz não vendeu. BPI pode sair do PSI-20

Gortázar revela que a seguradora alemã não vendeu na OPA. Com a manutenção deste acionista, a liquidez dos títulos na bolsa passa a ser mínima pelo que o banco deverá ser excluído do PSI-20.

“O que sei é que a Allianz não vendeu”, disse Gonzalo Gortázar. A seguradora que detém cerca de 8% do capital do BPI não aceitou a proposta do CaixaBank, ficando com uma posição que reduz fortemente a liquidez das ações do banco na bolsa nacional. Neste sentido, poderá ser excluído do PSI-20.

O CaixaBank ficou com 84.52% do capital na OPA em que ofereceu 1,134 euros por ação. Isabel dos Santos, o Grupo Violas e outros pequenos acionistas venderam, mas a Allianz não. “O que eu sei é que a Allianz não vendeu. O resto são acionistas minoritários de menor peso”, disse o administrador delegado do CaixaBank na apresentação dos resultados da OPA. O ECO sabe que a seguradora alemã manteve a posição de 8,64% no banco após a operação.

O BPI vai continuar em bolsa. O CaixaBank não conseguiu atingir nem os 90% do capital, nem os 90% dos títulos a que se propunha comprar, como exige o Código de Valores Mobiliários, pelo que não pode lançar uma oferta potestativa. Fica em bolsa, mas com poucos títulos. E com um acionista como a Allianz, o capital disponível em bolsa é ainda mais reduzido.

Com apenas 5% a 6% do capital disperso no mercado, o BPI deverá ser excluído do índice de referência da bolsa nacional. A Euronext Lisboa afirmou que estava a avaliar essa situação, antecipando uma decisão ainda durante o dia de hoje. A confirmar-se esta exclusão, o índice português passará de 18 para 17 cotadas, sendo que um substituto apenas será promovido na revisão anual do índice, em março.

Questionado sobre se fará sentido manter o banco português cotado na bolsa nacional apesar da baixa liquidez, Gonzalo Gortázar afirmou que “a nossa intenção é manter o banco em bolsa”. No entanto, o administrador delegado diz que “temos de analisar se a liquidez é suficiente”. E “que alternativas temos”, rematou.

(Notícia atualizada com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Allianz não vendeu. BPI pode sair do PSI-20

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião