29 concelhos ficam em alerta devido à Covid-19. Podem ter de recuar no desconfinamento
De Norte a Sul do país, são 29 os concelhos que estão em risco de recuar no desconfinamento na próxima revisão, caso voltem a ficar acima dos limiares de risco da Covid-19.
O Governo deixou 29 concelhos em alerta por causa da Covid-19, anunciou esta quinta-feira a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva.
Caso registem uma incidência superior aos níveis de referência definidos pelo Governo por uma segunda vez consecutiva, terão de recuar no desconfinamento. Isso pode acontecer já daqui a uma semana.
Num ponto de situação sobre a pandemia, a ministra de Estado e da Presidência referiu que a incidência nacional é neste momento de 421,3 casos por 100 mil habitantes e o R(t) continua a ser superior a 1.
No entanto, a ministra assinala que “o nível de transmissão é menor do que foi nas últimas semanas” e que “esse movimento é claro no gráfico”, sendo que “o vermelho é menos denso do que era há umas semanas”.
Na semana passada tinham sido deixados 30 concelhos em alerta. Esta quinta-feira, após a reunião do Conselho de Ministros, 29 municípios ficam de sobreaviso:
- Aljezur
- Almeirim
- Almodôvar
- Amares
- Beja
- Bragança
- Celorico de Basto
- Cinfães
- Cuba
- Entroncamento
- Esposende
- Évora
- Freixo de Espada à Cinta
- Mealhada
- Miranda do Douro
- Mirandela
- Montalegre
- Moura
- Odemira
- Oliveira de Azeméis
- Pombal
- Ponte de Lima
- Póvoa de Lanhoso
- Resende
- São João da Pesqueira
- Tomar
- Torres Novas
- Vale de Cambra
- Vila Pouca de Aguiar
Mariana Vieira da Silva recusa “antecipar” eventuais medidas que possam ser tomadas na próxima semana, tendo em conta que o Governo vai esperar pela reunião do Infarmed, agendada para a próxima terça-feira, para tomar decisões sobre eventuais alterações às regras de desconfinamento da pandemia.
(Notícia atualizada às 16h03 com mais informação)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
29 concelhos ficam em alerta devido à Covid-19. Podem ter de recuar no desconfinamento
{{ noCommentsLabel }}