Portugal Space lança novos concursos para bolsas de doutoramento

Com o apoio da FCT, os concursos pretendem atrair estudantes de doutoramento com ideias e projetos relacionados com segurança espacial e observação da Terra. As candidaturas terminam a 12 de setembro.

A Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space abriu dois novos concursos para a atribuição de seis bolsas de doutoramento em áreas de investigação ligadas ao espaço. Com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), os concursos pretendem atrair estudantes de doutoramento com ideias e projetos relacionados com segurança espacial e observação da Terra. As candidaturas terminam a 12 de setembro.

“O programa de bolsas de doutoramento da Agência Espacial Portuguesa pretende reforçar os projetos de investigação, desenvolvimento e formação avançada relevantes para um crescimento sustentável e de longo prazo de todas as atividades relacionadas com o espaço em Portugal, e, por isso, também visam o progresso industrial e científico do país”, afirma Marta Gonçalves, gestora de projetos da área científica e educação na Portugal Space e responsável pelo programa de bolsas de doutoramento, em comunicado.

O foco está nos estudantes que queiram prosseguir os seus doutoramentos nos campos da meteorologia espacial, defesa planetária ou lixo espacial, trabalhando no desenvolvimento de ferramentas que aliem inteligência artificial e machine learning.

“A ameaça do lixo espacial ou de eventos associados à meteorologia espacial são cada vez mais evidentes e as suas consequências podem ser devastadoras considerando a crescente dependência da humanidade das atividades e ativos espaciais. Estas são áreas estratégicas para a Agência Espacial Portuguesa e precisamos do contributo de todos, da academia e da indústria, para garantir que temos projetos que nos permitam manter uma posição de liderança na investigação e desenvolvimento de tecnologia neste setor”, diz Inês d’Ávila, gestora de projetos de segurança espacial.

O concurso pretende ainda promover investigação na área da meteorologia espacial, com o objetivo de criar um sistema meteorológico espacial unificado capaz de prever e preparar a humanidade para futuros eventos solares. Estão igualmente incluídos projetos que visem a defesa planetária, nomeadamente investigação e desenvolvimento de uma resposta rápida perante a eventualidade de impacto de um asteroide de grandes dimensões com a Terra.

A abertura de candidaturas para a atribuição de bolsas de doutoramento nas áreas da segurança espacial e observação da Terra acontecem numa altura em que se prepara a divulgação de resultados dos dois primeiros concursos. Em causa está a atribuição de até sete bolsas de estudo.

Os interessados podem submeter a sua candidatura através deste link.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal Space lança novos concursos para bolsas de doutoramento

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião