Lucro da Sonaecom sobe para 39,9 milhões no primeiro semestre

  • Lusa
  • 23 Julho 2021

O resultado líquido atribuível ao lucro fixou-se em 39,9 milhões de euros, acima dos três milhões de euros apresentados no primeiro semestre de 2020.

A Sonaecom totalizou 39,9 milhões de euros de lucro no primeiro semestre, acima dos três milhões de euros apurados no mesmo período de 2020, foi comunicado ao mercado esta sexta-feira.

O resultado líquido atribuível ao lucro fixou-se em 39,9 milhões de euros, acima dos três milhões de euros apresentados no primeiro semestre de 2020”, lê-se no comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Por sua vez, o volume de negócios consolidado ascendeu a 35,7 milhões de euros, mais 8,6% do que no período homólogo, uma evolução impulsionada pelas áreas de media e tecnologia.

Entre janeiro e junho, o resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações (EBITDA) da empresa aumentou 7,3 milhões de euros para 25,9 milhões de euros.

Os custos operacionais, por seu turno, somaram 40,7 milhões de euros, uma progressão de 8,8% em comparação com o primeiro semestre de 2020.

Já o investimento (‘capex’) operacional diminuiu para 1,9 milhões de euros, “representando 5,4% do volume de negócios, dois pontos percentuais abaixo do valor do primeiro semestre de 2020”.

Nos primeiros seis meses do ano, após um acordo celebrado com a Claranet Portugal para a alienação da totalidade do capital social e dos direitos de voto da Bizdirect, numa operação avaliada em 12 milhões de euros, esta foi considerada uma unidade operacional descontinuada.

A empresa vendeu ainda parte da sua participação na Arctic Wolf por 36,4 milhões de euros, resultando numa mais-valia bruta de cerca de 12,3 milhões de euros e entrou no capital da Sellforte.

Este semestre foi ainda marcado por “evoluções relevantes” em algumas participadas da Sonaecom, destacando-se as rondas de financiamento da Outsystems e da Artic Wolf.

No documento, a empresa disse ainda não perspetivar “alterações materiais na liquidez”, atendendo à estrutura de capitais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lucro da Sonaecom sobe para 39,9 milhões no primeiro semestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião