BCP cai quase 5% após resultados e castiga bolsa de Lisboa

O banco liderado por Miguel Maya viu as suas ações desvalorizarem quase 5%, depois de ter visto os lucros afundarem no semestre. Bolsa de Lisboa perdeu 1,24% nesta sessão.

As bolsas europeias fecharam em baixa, mas as praças ibéricas apresentaram as quedas mais avultadas entre as pares do Velho Continente. Os investidores venderam ações numa altura em que arranca mais uma reunião de política monetária da Fed nos EUA, um sinal de maior cautela nas negociações.

O Stoxx 600 perdeu 0,5%, à semelhança do alemão DAX. O britânico FTSE 100 recuou 0,6% e o francês CAC-40 desvalorizou 0,7%. Mas as quedas foram maiores em Madrid e Lisboa: o espanhol IBEX-35 perdeu 1,4% e o português PSI-20 cedeu 1,24%, interrompendo cinco sessões consecutivas de ganhos expressivos.

A maioria das cotadas do principal índice nacional fecharam com perdas, mas foi o BCP que mais pressionou a bolsa. O banco liderado por Miguel Maya caiu 4,84%, para 12,18 cêntimos, depois de ter anunciado que os lucros afundaram 80% no semestre, face ao período homólogo, para 12,3 milhões de euros, devido a custos de reestruturação e a um reforço das provisões para riscos legais na Polónia.

BCP recua na bolsa:

Os CTT registaram o segundo pior desempenho, tendo perdido 2,89%, para 4,365 euros. A Nos contribuiu igualmente para a queda do PSI-20, ao ceder 2,07%, para 3,126 euros por ação.

No setor energético, a EDP desvalorizou 1,43%, para 4,467 euros, enquanto a EDP Renováveis recuou 1,35%, para 20,48 euros. A Galp, que anunciou lucros de 166 milhões de euros no semestre, depois de ter dado prejuízo no mesmo semestre de 2020, perdeu 0,38%, para 8,476 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCP cai quase 5% após resultados e castiga bolsa de Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião