Fed mantém juros e diz que economia norte-americana continua a melhorar

A economia norte-americana continua a melhorar, diz a Fed, apesar da preocupação com a variante Delta. A Reserva Federal decidiu manter os juros em níveis historicamente baixos.

A Reserva Federal norte-americana decidiu esta quarta-feira manter os juros diretores em níveis próximos de zero, tal como esperado, numa altura em que a economia continua a melhorar, apesar das preocupações que existem com a propagação da variante Delta. Desde a última reunião, a economia “fez progressos” em direção aos objetivos da Fed, diz o comunicado. Ainda assim, a atividade económica ainda não recuperou totalmente, avisa.

Os setores afetados de forma mais severa pela pandemia têm mostrado uma melhoria, mas não recuperaram totalmente“, escreve a Fed no comunicado após a reunião de dois dias, referindo que o estado da economia continua a depender da evolução da pandemia, do processo de vacinação e do apoio orçamental e monetário. Por isso, o ritmo mensal de compra de ativos é para manter de forma a garantir a retoma económica nos Estados Unidos.

Esta é uma das dúvidas dos investidores uma vez que mexidas nos juros só são esperadas no final do próximo ano (ou até mais tarde): quando irá a Fed reduzir o ritmo de compra de ativos? Não será para já, indica o comunicado, até porque mantêm-se “riscos” para as perspetivas económicas. Neste momento, a Fed investe pelo menos 120 mil milhões de dólares em obrigações (públicas e privadas).

Em relação à taxa de inflação, a instituição liderada por Jerome Powell repete a ideia de que o aumento “reflete principalmente fatores transitórios”, os quais deverão dissipar-se em breve, voltando a inflação à trajetória pré-pandemia. Esta tem sido a resposta dada pelos responsáveis da política monetária dos EUA perante os receios dos investidores pelo maior aumento dos preços desde a crise financeira de 2008.

Esta quinta-feira o gabinete de estatísticas dos EUA vai divulgar a evolução do PIB norte-americano no segundo trimestre, o que deverá dar mais dados à Fed para decidir os passos futuros da política monetária.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fed mantém juros e diz que economia norte-americana continua a melhorar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião