Para que países Portugal exportou mais? Bélgica e EUA têm maior subida

Espanha continua a ser o principal cliente de Portugal, segundo o INE. Ainda assim, trocas comerciais com outros países cresceram significativamente em junho, como para Bélgica e EUA.

As exportações de Portugal voltaram a subir em junho deste ano, ficando mesmo acima dos valores registados no período pré-pandemia. Mas afinal, qual é o destino dos produtos nacionais? A maioria vai para a vizinha Espanha, mas verificou-se também uma subida expressiva nas exportações para os Estados Unidos e para a Bélgica.

O destaque do INE, no sexto mês do ano, vai para Espanha. O país registou, tanto nas exportações como nas importações, aumentos nas transações (+25,5% e +24,7%, respetivamente), principalmente de fornecimentos industriais. “Em relação a junho de 2019, as variações nas transações com Espanha foram de +16,7% e +14,1%, pela mesma ordem”, acrescenta ainda o gabinete.

Já olhando para as variações face ao ano passado, foram a Bélgica e os Estados Unidos que registaram a maior subida. Quanto ao primeiro país, o aumento foi de 45,3%, para os 138 milhões de euros. Já para o segundo, o crescimento nas exportações foi de 33,5%, para 258 milhões de euros, de acordo com os dados do INE.

Para que países Portugal mais exporta?

Exportações no mês de junho de 2021 (em milhões de euros)

Com este desempenho, os Estados Unidos acabam mesmo por ultrapassar o Reino Unido, que em 2020 tinha sido um cliente com mais peso. No trimestre terminado em junho de 2021, as exportações dos EUA totalizaram 246 milhões de euros, mais 64,5% do que no mesmo período do ano passado.

As compras norte-americanas já tinham ajudado as exportações de bens a crescer no ano passado, face a 2019, em conjunto com Espanha e França, tendência que parece assim manter-se neste ano.

Quanto à Bélgica, no trimestre que terminou em junho de 2021, o valor das exportações atingiu 422 milhões de euros, mais 69,1% comparativamente com o período homólogo.

Olhando para os principais grupos de produtos importados pela Bélgica, no total, de acordo com os dados citados pela Aicep, foram os produtos químicos, as máquinas e aparelhos, os veículos e outro material de transporte, os combustíveis Minerais e os metais comuns.

Já nos Estados Unidos, segundo a mesma fonte, os principais grupos de produtos importados foram as máquinas e aparelhos, os veículos e outro material de transporte, os produtos químicos, os combustíveis minerais e os metais comuns.

De resto, todos os restantes países no top 10 das compras a Portugal, que foram os principais fornecedores em 2020, registaram um crescimento face ao ano passado. Até com Angola, país com o qual se tem verificado uma quebra nas trocas comerciais, as exportações aumentaram, 28,8%, para se fixar nos 78 milhões de euros em junho.

Nas exportações de junho, destacaram-se os acréscimos em fornecimentos industriais. Já quando se olha para o primeiro semestre do ano, “face ao mesmo período de 2019, verificou-se um aumento de 2,9% nas exportações (+24,2% face ao mesmo período de 2020), sendo de salientar os acréscimos de fornecimentos industriais (+5,4%; +25,5% em relação a 2020), máquinas e outros bens de capital (+10,7%; +22,3% face a 2020), e de produtos alimentares e bebidas (+10,3%; +10,1% relativamente a 2020)”, segundo o INE.

De salientar ainda que as transações com a Bélgica e os Estados Unidos aumentaram também no que diz respeito às importações (54,8% e 106,2%, respetivamente), em junho de 2021, mostrando assim uma relação comercial a crescer entre os países.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Para que países Portugal exportou mais? Bélgica e EUA têm maior subida

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião