Quais os países que ganharam mais medalhas nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020? Veja a lista

  • Joana Abrantes Gomes
  • 9 Agosto 2021

Com 113 medalhas, os EUA ficam com o 1.º lugar, seguidos da China (88) e Japão (58, das quais 27 de ouro). A melhor prestação de sempre de Portugal em Jogos Olímpicos garantiu o 56.º lugar ao país.

Tóquio apagou a chama olímpica domingo, dia 8 de agosto, e agora é altura de fazer contas: afinal, quais foram os países que venceram mais medalhas na 32.ª edição dos Jogos Olímpicos?

Em primeiro lugar surgem os Estados Unidos, com 39 medalhas de ouro, 41 de prata e 33 de bronze, totalizando 113 medalhas em Tóquio. A China, que obteve o ouro por 38 vezes, venceu ainda 32 medalhas de prata e 18 de bronze, ficou no segundo lugar com um total de 88 medalhas. O pódio fica completo com o país organizador, o Japão, que teve a sua melhor prestação de sempre em Jogos Olímpicos, conquistando 58 medalhas: 27 de ouro, 14 de prata e 17 de bronze.

O ‘top 10’ continua com os britânicos, que, apesar de terem conseguido mais medalhas que os japoneses (65), ganharam menos ouros (o que conta para a classificação oficial são as medalhas de ouro e não a totalidade de medalhas). Assim, o Reino Unido obteve 22 ouros e outros tantos bronzes, e 21 medalhas de prata. O ROC (designação oficial da Rússia em Tóquio 2020) ficou comem quinto lugar, com mais medalhas que o Japão e o Reino Unido, mas, novamente, com menos de ouro. Com um total de 71 medalhas, os atletas russos conseguiram 20 ouros, 28 pratas e 23 bronzes.

No sexto lugar surge a Austrália, que venceu 46 medalhas, seguida de quatro países da União Europeia: os Países Baixos com 36 medalhas (10 de ouro, 12 de prata e 14 de bronze), França com 33 (dez de ouro, 12 de prata e 11 de bronze), Alemanha com 37 (dez de ouro, 11 de prata e 16 de bronze) e a Itália com 40 (dez de ouro, dez de prata e 20 de bronze).

Portugal ficou em 56.º lugar da classificação, naquela que foi a melhor prestação de sempre: a medalha de ouro de Pedro Pichardo no triplo salto, a prata de Patrícia Mamona também no triplo salto e os bronzes de Jorge Fonseca no judo (-100kg) e de Fernando Pimenta em K1 1000m.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quais os países que ganharam mais medalhas nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020? Veja a lista

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião