Preços grossistas da eletricidade batem recordes há quatro dias consecutivos

  • ECO
  • 11 Agosto 2021

Quinta-feira vai ser o quarto dia consecutivo em que o preço médio grossista de cada MWh no mercado ibérico atinge um máximo histórico. Onda de calor antevê aumento da procura.

O preço da eletricidade no mercado ibérico vai atingir o quarto dia consecutivo de máximos históricos esta quinta-feira. De acordo com a OMIE, que gere o mercado diário e intradiário de eletricidade na Península Ibérica, o preço médio do MWh alcançará 115,83 euros, a cotação média mais alta alguma vez registada.

Este preço ultrapassa os 113,99 por MWh que tinham sido fixados para esta quarta-feira, assim como os 111,88 euros de terça-feira e os 106,74 euros de segunda-feira, todos eles máximos históricos no dia a que se referem. Recordes que surgem numa altura em que a região se prepara para enfrentar uma onda de calor.

Ao longo dos próximos dias, uma massa de ar quente vinda do Norte de África deverá elevar os termómetros bem acima dos 40ºC em algumas regiões de Portugal continental. Esperando-se um aumento do consumo de eletricidade, as centrais a gás natural serão chamadas a dar resposta a essa procura, num contexto de preços bastante elevados do petróleo e derivados nos mercados internacionais.

Em Espanha, a subida dos preços da eletricidade no mercado grossista está a gerar controvérsia, dado que têm reflexo mais imediato na fatura dos clientes de luz do mercado regulado. Esta quarta-feira, a Aelec, que representa a Iberdrola, Endesa, EDP e Viesgo, apelou a uma reforma da tarifa regulada de luz no país, estimando um aumento de quatro euros nas faturas das famílias espanholas em resultado desta alta de preços.

A Aelec atribuiu a alta dos preços da eletricidade ao aumento do preço do gás natural, que é “cinco vezes superior ao de há um ano”, mas não só. A puxar pelos preços grossistas da luz está também a alta dos preços dos direitos de emissão de CO2, gás com efeito de estufa, que é um dos principais responsáveis pelas alterações climáticas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preços grossistas da eletricidade batem recordes há quatro dias consecutivos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião