Altice chega a acordo com 200 trabalhadores abrangidos pelo despedimento coletivo

Operadora diz que vai dar continuidade à "estratégia de reorganização e de recrutamento de novos perfis mais adaptados à transformação digital que se vive no mercado".

A Altice chegou a acordo com mais de 200 colaboradores no âmbito do despedimento coletivo na operadora que abrangia 246 colaboradores, anunciou João Zúquete da Silva, chief corporate officer da Altice Portugal, numa missiva enviada aos colaboradores a que ECO teve acesso. Esta sexta-feira os trabalhadores da Altice manifestam-se junto ao Parlamento contra o despedimento coletivo na operadora dona do Meo.

Chegamos a acordo, com base numa solução negociada, com quase 90% do universo de colaboradores inicialmente abrangido. Assim, dos 246 colaboradores inicialmente abrangidos, mais de 200 chegaram a acordo voluntário com a empresa, restando no atual momento cerca de 30 para os quais não obtivemos ainda concordância”, refere João Zúquete da Silva.

“É muito importante referir que a empresa nunca deixou de ser sensível a situações de contexto familiar ou social tendo por isso sido possível firmar acordo com mais de quatro dezenas de colaboradores ao abrigo dos mecanismos de responsabilidade social da Altice Portugal”, diz ainda. “Aos demais trabalhadores que deixaram a empresa, no âmbito do plano organizacional integrado, foi possível chegar a acordo com condições excecionais garantindo a continuidade de benefícios sociais mais relevantes, nomeadamente os relativos à proteção da saúde ou os de apoio integral à família”, destaca ainda.

Iremos dar continuidade a esta estratégia de reorganização e de recrutamento de novos perfis mais adaptados à transformação digital que se vive no mercado, nomeadamente através das academias e dos programas de estágios. Recorde-se que em 2020 realizámos 214 novas contratações, 70 estágios escolares e 125 estágios profissionais”, refere o gestor com a pasta de Recursos Humanos.

José Silva Peneda, membro do conselho consultivo das relações laborais da Altice Portugal, destaca como “francamente positivo” o desfecho do processo. “A Altice acaba de obter um entendimento com mais de 200 colaboradores dos cerca de 250 inicialmente citados, para um processo de despedimento coletivo”, diz. “Trata-se, atendendo às circunstâncias, de um resultado francamente positivo e até inédito em relação ao que é conhecido no nosso país”, acrescenta.

“Qualquer gestão rigorosa e responsável exige decisões corretas e atempadas. Nem todas são fáceis de tomar e nem sequer muitas delas são decididas na base de uma vontade pessoal, mas resultam de análises objetivas. No caso presente tratou-se de um dever para quem tem a obrigação de proteger postos de trabalho e garantir a liderança no mercado”, argumenta.

“A forma como foi preparada esta restruturação, que acompanhei muito de perto, sempre a entendi como fazendo parte de um processo para resguardar a Altice Portugal de contextos adversos e perigosos. Trabalhou-se de forma, não só preventiva, mas também prudente. Não se procurou adiar a resolução de problemas”, defende. A operadora, lembra, gera mais de 13 mil postos de trabalho diretos e cerca de mais sete mil indiretos.

Trabalhadores em protesto

Os sindicatos que representam os trabalhadores da Altice convocaram para esta sexta-feira uma concentração e plenário junto à residência oficial do primeiro-ministro, António Costa, para protestarem contra o despedimento coletivo no grupo. Concentração foi convocada pela Frente Sindical e pela Comissão de Trabalhadores (CT) da Altice, numa altura em que o grupo se prepara para iniciar o despedimento, nas empresas Meo e PT Contact.

De acordo com uma nota da CT, está ainda agendada para 24 de agosto uma reunião entre os sindicatos da Frente Sindical e o Partido Socialista, na sede do PS, no Largo do Rato.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Altice chega a acordo com 200 trabalhadores abrangidos pelo despedimento coletivo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião