Talibãs já entraram em Cabul

  • Lusa e ECO
  • 15 Agosto 2021

Talibãs justificam a entrada na capital do país com a necessidade de controlar possíveis situações de roubo e de pilhagem após o recuo e a fuga das forças de segurança governamentais afegãs.

Os talibãs já entraram em Cabul, apesar das garantias iniciais de que só avançariam para o interior da capital afegã após uma transição pacífica de poder, avançou a agência EFE que testemunhou a presença dos insurgentes na cidade. Estados Unidos estão a evacuar o pessoal diplomata.

Os talibãs divulgaram, entretanto, que entraram na capital afegã para controlar possíveis situações de roubo e de pilhagem após o recuo e a fuga das forças de segurança governamentais afegãs.

“Para evitar atos de pilhagem em Cabul e para evitar que os oportunistas prejudiquem o povo, o Emirado Islâmico [como os talibãs se autodenominam] ordenou às suas forças que entrassem nas áreas de Cabul de onde o inimigo saiu”, referiram os insurgentes num comunicado.

O presidente afegão terá já abandonado o País, depois de este domingo os talibãs terem chegado às portas de Cabul e terem sido ouvido tiros na capital.

Os Estados Unidos já mandou evacuar pessoal da embaixada, tendo Joe Biden deixado garantias de que qualquer ataque ao pessoal no norte-americano teria resposta das tropas dos Estados Unidos, enviadas para ajudar na evacuação.

A situação no Afeganistão está a deixar preocupados os líderes mundiais. O Papa Francisco já apelou à paz e a Rússia quer uma reunião de urgência do Conselho de Segurança da ONU.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Talibãs já entraram em Cabul

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião