Talibãs às portas de Cabul. EUA evacua embaixada

  • ECO e Lusa
  • 15 Agosto 2021

Diplomatas norte-americanos estão a ser transportados de helicóptero para o aeroporto, ao mesmo tempo que tropas norte-americanas estão a ser enviadas para apoiar a evacuação do pessoal.

Os talibãs chegaram às portas de Cabul, a capital do Afeganistão, este domingo, segundo fonte do ministério do interior do país. Os Estados Unidos evacuaram os diplomatas ainda na embaixada do país por helicóptero, noticia a agência Reuters. O presidente afegão, Ashraf Ghani, já terá saído do país, avançam agências noticiosas internacionais.

Os diplomatas norte-americanos estão a ser transportados de helicóptero para o aeroporto, ao mesmo tempo que tropas norte-americanas estão a ser enviadas para apoiar a evacuação do pessoal, depois de os talibãs terem avançado em meros dias para a capital do país. Na semana passada, admitia-se que Cabul iria conseguir resistir ao avanço dos talibãs pelo menos três meses.

Um Tweet do palácio presidencial afegão dá conta de tiroteio em várias zonas da capital, mas que as forças de segurança, em coordenação com os parceiros internacionais, têm o controlo da cidade, noticia a Reuters.

Os talibãs receberam ordens para permanecerem às portas de Cabul e não entrar na capital afegã, disse hoje um porta-voz, apesar de os insurgentes terem sido já avistados por residentes em subúrbios distantes. “O Emirado Islâmico ordena a todas as suas forças que esperem às portas de Cabul, que não tentem entrar na cidade”, disse no Twitter Zabihullah Mujahid, um porta-voz dos talibãs.

“Há combatentes talibãs armados na nossa vizinhança, mas não há combates”, disse à AFP um residente de um subúrbio oriental da capital.

O ministro do Interior afegão, Abdul Sattar Mirzakwal, afirmou este domingo que uma “transferência pacífica de poder” para um governo de transição terá lugar no Afeganistão, onde os talibãs estão prestes a assumir o controlo total do país. “Os afegãos não devem preocupar-se (…) Não haverá nenhum ataque à cidade [de Cabul]. E haverá uma transferência pacífica de poder para um governo de transição”, disse Mirzakwal numa mensagem de vídeo, relata a Lusa.

Tropas americanas retiram até final de agosto

Depois do exército norte-americano ter começado a retirada de tropas no mês passado, a campanha talibã acelerou, tendo vindo a ganhar terreno no país. Em pouco mais de uma semana, os talibãs tomaram controlo de praticamente todo o país, tendo este domingo elevado para 26 o número de capitais de província, de um total de 34, sob seu domínio.

Os afegãos têm fugido das províncias para Cabul, receando o regresso da linha dura islamista. Centenas de pessoas estão instaladas em tendas na cidade, ao longo de estradas e parques de estacionamento, segundo um residente, ouvido pela agência Reuteurs.

O Qatar, onde decorrem negociações, até agora inconclusivas, entre o governo afegã e os talibãs, apelou a um cessar-fogo.

Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, avisou os oficiais talibãs nas negociações no Qatar que ações que ponham em risco o pessoal norte-americano terão uma “resposta forte e rápida das forças militares norte-americanas”.

A administração Biden tem sido alvo de críticas à medida que os talibãs tomam cidade atrás de cidade a um ritmo mais rápido do que o previsto. O Presidente tem, no entanto, mantido o plano iniciado pela administração Trump de retirar as tropas do país até 31 de agosto. “Uma eterna presença americana no meio da guerra civil de outro país não é aceitável para mim”, disse Biden, no sábado.

A Rússia está a trabalhar com outros países para realizar, com urgência, uma reunião do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o Afeganistão, após a chegada dos talibãs à capital afegã, avançou um funcionário do Governo.

“Estamos a trabalhar nisso”, adiantou o funcionário do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Zamir Kabulov, às agências russas, notando que a reunião será realizada em breve.

A Rússia é um dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, a par dos Estados Unidos, Reino Unido, França e China.

Presidente afegão abandona o País

O presidente Ashraf Ghani abandonou hoje o Afeganistão, segundo informações avançadas pelo ex vice-presidente do país Abdullah Abdullah e por dois responsáveis das autoridades afegãs, avança a AFP. A informação foi corroborada à Associated Press (AP) por dois responsáveis afegãos, um deles membro do gabinete do ex-presidente Hamid Karzai e o outro um assessor do conselho de segurança afegão. Estes dois responsáveis falaram sob anonimato, pois não estavam autorizados a fornecer dados à comunicação social.

(notícia atualizada às 16h01 com informação sobre a saída do País do presidente afegão)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Talibãs às portas de Cabul. EUA evacua embaixada

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião