Comissão Europeia dá “luz verde” a novo produto financeiro para apoiar PME afetadas pela pandemia

Novo produto deverá mobilizar pelo menos 13 mil milhões de euros de novos empréstimos a pequenas e médias empresas afetadas pela pandemia, prevê a Comissão Europeia.

A Comissão Europeia deu “luz verde” a um novo produto de titularização sintética, para apoiar as pequenas e médias empresas (PME) afetadas pela pandemia, nos Estados-membros participantes. O produto, ao abrigo do Fundo Europeu de Garantia, deverá mobilizar 13 mil milhões de euros de novos empréstimos.

O produto assume a forma de garantias sobre tranches de titularização sintética, ao abrigo do Fundo Europeu de Garantia, segundo explica Bruxelas, em comunicado. Tem um orçamento específico previsto de 1,4 mil milhões de euros, sendo que “deverá mobilizar pelo menos 13 mil milhões de euros de novos empréstimos” a PME.

O Fundo Europeu de Garantia é gerido pelo Grupo do Banco Europeu de Investimento (composto pelo Banco Europeu de Investimento e pelo Fundo Europeu de Investimento), contando com 22 Estados-membros participantes, entre os quais se inclui Portugal.

“Este novo produto contribuirá significativamente para o objetivo global do Fundo Europeu de Garantia, com a mobilização de 200 mil milhões de euros para a economia europeia, o que ajudará a gerar pelo menos 13 mil milhões de euros de novos empréstimos de intermediários financeiros às PME gravemente afetadas pelo surto de coronavírus”, salienta a vice-presidente executiva Margrethe Vestager, citada em comunicado.

Já o vice-presidente executivo Valdis Dombrovskis deixa o incentivo para que os países continuem a “utilizar ao máximo os três instrumentos de crise para apoiar os trabalhadores e as empresas”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Comissão Europeia dá “luz verde” a novo produto financeiro para apoiar PME afetadas pela pandemia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião