Danos na pele e nos rins são novos efeitos das vacinas da Pfizer e da Moderna contra a Covid-19

  • Joana Abrantes Gomes
  • 16 Agosto 2021

As vacinas contra a Covid-19 da Pfizer e da Moderna podem provocar três novos efeitos secundários. A EMA está a investigar se se trata de uma relação casual ou se pode ser algo grave.

Mesmo com o ritmo avançado da vacinação contra a Covid-19 em todo o mundo, as particularidades do novo coronavírus continuam a ser estudadas, bem como os efeitos das vacinas criadas para o combater. De acordo com os mais recentes dados, surgiram três novos possíveis efeitos secundários das vacinas da Pfizer/BioNTech e da Moderna, cuja associação ainda permanece sob investigação: eritema multiforme, glomerulonefrite e síndrome nefrótica, revela o El Economista (acesso livre, conteúdo em espanhol).

Nos últimos dias, a Agência Europeia de Medicamento (EMA, na sigla em inglês) apresentou novos dados sobre estes possíveis efeitos residuais, que se juntam aos já sentidas pela maioria da população vacinada, tais como cansaço, dores no local da injeção, dores de cabeça, calafrios ou febre.

O eritema multiforme consiste num distúrbio cutâneo inflamatório, causado por uma reação de hipersensibilidade alérgica e caracterizado pela presença de caroços avermelhados e salientes na pele, que se encontram geralmente distribuídos simetricamente por todo o corpo. Este sintoma pode também afetar as membranas mucosas das cavidades internas do corpo.

Também com poucos casos detetados, a glomerulonefrite é um distúrbio de glomérulos que danifica o sistema renal. Trata-se de aglomerações de vasos sanguíneos microscópicos nos rins com pequenos poros através dos quais o sangue é filtrado, sendo caracterizada pelo inchaço do tecido do organismo (edema), hipertensão arterial e aparecimento de sangue na urina.

À semelhança da glomerulonefrite, a síndrome nefrótica também atinge os rins e é um distúrbio dos glomérulos, mas em que quantidades excessivas de proteína são expelidas através da urina. Esta excreção excessiva de proteína leva a uma concentração de líquido no corpo (edema) e a altos níveis de gorduras no sangue.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Danos na pele e nos rins são novos efeitos das vacinas da Pfizer e da Moderna contra a Covid-19

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião