Isto é o que muda com 70% dos portugueses protegidos contra a Covid-19

Na próxima fase de levantamento de restrições, cai a obrigatoriedade do uso de máscara na rua, são permitidas mais pessoas por mesa nos restaurantes e eventos têm maior lotação.

No plano de levantamento de restrições, o Governo decidiu definir metas da vacinação para avançar com diferentes fases. A próxima é “ativada” quando se atingir 70% da população com a vacinação completa, marco que está próximo, já que o mais recente relatório de vacinação da Direção-Geral de Saúde (DGS) revelou que 66% da população já tomou as duas doses.

São mais de 6,7 milhões os portugueses que já têm a vacinação completa contra a Covid-19. A segunda fase do desconfinamento estava prevista para setembro, mas deverá ser antecipada, com o país a atingir a meta mais cedo do que o esperado. Segundo o coordenador da task force, ao que tudo indica, Portugal poderá chegar à meta até ao final desta semana.

De recordar que o primeiro-ministro já tinha sinalizado, na apresentação do plano de três fases de desconfinamento, que as datas podiam ser alteradas caso os objetivos fossem atingidos mais rapidamente.

Afinal, o que muda nesta próxima fase? Veja as novas medidas:

  • Fim da obrigatoriedade do uso de máscara em espaços públicos ao ar livre;
  • Restaurantes, cafés e pastelarias passam ter limite máximo de oito pessoas por grupo no interior e 15 pessoas por grupo em esplanadas;
  • Serviços públicos sem marcação prévia;
  • Espetáculos culturais com 75% de lotação;
  • Eventos (nomeadamente casamentos e batizados) passam a ter limite máximo de 75% da lotação.

Já a terceira fase estava prevista para o início de outubro, mas também poderá ser antecipada caso Portugal atinja mais cedo a meta de ter 85% da população totalmente vacinada. Nessa altura, os bares e discotecas abrem com acesso condicionado ao certificado digital ou teste negativo, os restaurantes ficam sem limite máximo de pessoas por grupo e a lotação dos vários eventos deixam de ter limites.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Isto é o que muda com 70% dos portugueses protegidos contra a Covid-19

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião