Mais de metade dos jovens entre 18 e 24 anos já recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19

  • ECO
  • 17 Agosto 2021

Dois terços da população portuguesa completou a vacinação contra a Covid-19, segundo o relatório da vacinação da DGS.

Mais de 6,7 milhões de portugueses já têm a vacinação completa contra a Covid-19, o que corresponde a 66% da população portuguesa, indica o mais recente relatório de vacinação da Direção-Geral de Saúde (DGS) divulgado esta terça-feira. Os dados revelam ainda que 54% dos jovens entre os 18 e os 24 anos receberam, pelo menos, uma dose de uma vacina contra o coronavírus, sendo que 30% das pessoas nesta faixa etária estão totalmente vacinadas.

A última semana conheceu avanços importantes nas faixas etárias mais jovens, que ficaram para último lugar no plano de vacinação nacional, com os maiores aumentos das taxas de vacinação a registarem-se nas faixas entre os 18 e os 24 anos e entre os 0 e 17 anos.

No primeiro caso (18-24 anos), passou de uma taxa de vacinação com uma dose de 34% na semana anterior para 54% nesta semana — isto é, mais 157 mil jovens já receberam uma injeção na última semana. No segundo caso (0-17 anos), foram administradas doses a mais 140 mil jovens, o que permitiu aumentar a taxa de vacinação nesta faixa etária de 1% para 9% numa semana.

Na faixa etária entre 25 e 49 anos, já 70% das pessoas têm a vacinação completa, o que corresponde a mais de 2,3 milhões de pessoas. Foi um salto de 7 pontos percentuais numa semana. Desta forma reduziu-se a diferença entre as pessoas com a vacinação incompleta: passou de 79% para 83%.

Por distribuição geográfica, a vacinação conhece neste momento uma situação de relativa homogeneidade em todo o território nacional, com as taxas de pessoas com pelo menos uma vacina a variarem entre 74% em Lisboa e Vale do Tejo, Algarve e Açores e 77% no Norte e Alentejo.

A mesma situação se verifica quando se analisa a taxa de vacinação completa: os Açores apresentam a taxa mais baixa nos 63% e o Alentejo a taxa mais elevada nos 69%.

A vacinação em Portugal arrancou no dia 27 de dezembro. Desde então, Portugal já recebeu mais de 15,3 milhões de vacinas, tendo distribuído mais de 14 milhões.

(Notícia atualizada às 19h39)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mais de metade dos jovens entre 18 e 24 anos já recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião