Mastercard diz adeus à fita preta nos cartões

Início do fim da banda magnética na Mastercard apontado para 2024 na Europa. Em 2033, a empresa já não quer produzir nenhum cartão com tecnologia do século passado.

Banda magnética vai desaparecer dos cartões da Mastercard.Pixabay

A Mastercard vai deixar de produzir cartões com banda magnética. Na Europa, a tecnologia começa a desaparecer em 2024, por ser uma região onde os cartões com chip já são “amplamente utilizados” pelos cidadãos. Nos EUA, onde a adoção do chip está mais atrasada, o fim da banda magnética começa em 2027, anunciou a empresa.

O objetivo da empresa de pagamentos é que, em 2033, nenhum cartão emitido pela Mastercard tenha banda magnética. A invenção da tecnologia remonta ao princípio dos anos 60 e, segundo a Mastercard, foi desenvolvida pela IBM, permitindo aos bancos codificarem na fita preta informação sobre a conta associada ao cartão e o respetivo titular.

Esta decisão vai ao encontro de uma tendência crescente no universo dos pagamentos, com os consumidores a realizarem cada vez menos transações usando a banda magnética que ainda é incluída na generalidade dos cartões. Em alternativa, os chips são considerados mais seguros e a pandemia está a massificar uma terceira opção, a dos pagamentos sem contacto (contactless), que evitam a introdução de código de segurança nas compras de menor valor.

“O fim da banda magnética está relacionado com a mudança de hábitos dos consumidores nos pagamentos e o desenvolvimento de novas tecnologias. Os atuais cartões com chips funcionam com microprocessadores que são muito mais capazes e seguros, e muitos têm também antenas minúsculas que permitem fazer transações sem contacto. Os cartões biométricos, que combinam a impressão digital com o chip para verificar a identidade do titular, oferecem outra camada de segurança”, argumenta a Mastercard.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mastercard diz adeus à fita preta nos cartões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião