DGS apela a que pais e adolescentes tenham confiança na vacina

"Neste momento, podemos dizer com confiança que o benefício supera as reações adversas", garante Graça Freitas, em relação à vacinação contra a Covid-19 dos mais jovens.

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, reconhece que “não há risco zero” na vacinação contra a Covid-19, mas apela a que pais e adolescentes tenham confiança. “É normal que as pessoas tenham preocupações e alguns receios, mas queria deixar uma palavra de confiança, de acreditar como acreditam nas vacinas do programa nacional de vacinação”, apelou a responsável, esta quinta-feira, em declarações à RTP3.

Graça Freitas começou por admitir que “não há risco zero” e há “algumas reações adversas“, mas sublinhou que, no caso dos adolescentes, esses riscos (especificamente de miocardites e pericardites) são “extremamente raros” e têm “uma evolução benigna“, de acordo com os dados e a experiência já disponíveis. “Neste momento, podemos dizer com confiança que o benefício supera as reações adversas“, frisou, assim, a líder da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Questionada sobre se sentiu pressão política para avançar com a vacinação contra a Covid-19 dos mais jovens, a responsável explicou que o timing da decisão esteve relacionado apenas com os dados científicos. “Há o tempo da ciência e do conhecimento“, garantiu a mesma.

A partir desta quinta-feira e até sábado, o autoagendamento para a vacinação contra a Covid-19 está reservado, em exclusivo, para os jovens entre os 12 e os 15 anos. A vacinação destes utentes com a primeira dose vai ser efetuada no fim de semana de 28 e 29 de agosto, de acordo com a task force. “Vamos vacinar-nos porque estamos perante uma pandemia. Nenhum de nós tem imunidade se não contrair a doença ou se não se vacinar. E é preferível ser vacinado do que contrair a doença”, rematou Graça Freitas, esta quinta-feira.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

DGS apela a que pais e adolescentes tenham confiança na vacina

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião