Galp Energia cai mais de 3% e atira Lisboa para o vermelho

Lisboa acompanhou as quedas sentidas nas bolsas europeias. Galp Energia pesou no índice de referência, em dia de desvalorização do petróleo.

A bolsa nacional está de volta às quedas, na penúltima sessão da semana. A praça lisboeta segue assim em linha com as congéneres europeias, cujo sentimento é negativo, nomeadamente depois de a Reserva Federal norte-americana sinalizar que a redução do rimo de compra de ativos deverá acontecer ainda este ano. Por cá, a Galp Energia pesa no índice de referência, num dia em que o petróleo recua mais de 3%.

O PSI-20 caiu 0,13% para os 5.303,62 pontos, uma queda que foi ligeira em comparação com as restantes praças do Velho Continente. As principais praças europeias registaram quedas acima dos 1%, sendo que o índice pan-europeu Stoxx 600 recuou 1,6%. Já o francês CAC 40 desvalorizou 2,5%, o britânico FTSE 100 perdeu 1,6%, o alemão Dax caiu 1,4% e o espanhol Ibex desceu 0,8%.

Em Lisboa, entre as 18 cotadas do índice de referência, a grande maioria registou quedas nesta sessão, sendo que apenas cinco ficaram em “terreno” verde e uma — a REN — manteve-se inalterada.

A liderar as quedas encontra-se a Galp Energia. As ações da petrolífera caíram 3,41% para os 8,316 euros, num dia de quedas no petróleo. O barril de Brent, negociado em Londres, recua 3,31% para os 65,97 dólares, enquanto o crude WTI, de Nova Iorque, cai 3,70% para os 62,80 dólares.

Galp cai mais de 3%

Em “terreno” vermelho, destaque também para o BCP, que perdeu 1,18% para os 0,1252 euros, e para as cotadas do setor da pasta e do papel. A Altri desvalorizou 2,10% para os 5,125 euros, enquanto a Navigator recuou 1,63% para os 3,026 euros.

Por outro lado, nos ganhos brilha a família EDP. Enquanto a casa-mãe avançou 2,28% para os 4,755 euros, a subsidiária EDP Renováveis somou 0,65% para os 21,84 euros. Já a Jerónimo Martins subiu 0,56% para os 18,05 euros, mas estes ganhos não foram suficientes para puxar o PSI-20 acima da “linha d’água”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Galp Energia cai mais de 3% e atira Lisboa para o vermelho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião