Primeiro-ministro canadiano quer impedir estrangeiros de comprar casas durante dois anos
Caso seja reeleito, o primeiro-ministro do Canadá vai proibir cidadãos estrangeiros de comprar casa durante dois anos no país, numa tentativa de arrefecer os preços no mercado imobiliário.
O primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, quer impedir cidadãos estrangeiros de comprar casa durante dois anos no Canadá, caso seja reeleito. O objetivo é arrefecer o mercado imobiliário e promover o acesso à habitação no país, avança o Bloomberg (acesso pago).
“Não podemos perder a nossa casa numa guerra de licitações para os especuladores. É tempo de as coisas mudarem (…) Acabaram-se as fortunas estrangeiras estacionadas em casas onde as pessoas deveriam viver”, disse Justin Trudeau. A cidade de Vancouver, por exemplo, tem sido um destino muito popular para não residentes chineses e de Hong Kong.
A subida dos preços tornou-se uma questão central durante a campanha de Trudeau, líder dos Liberais, para as eleições legislativas marcadas para 20 de setembro. O líder canadiano promete agora mais 1,4 milhões de casas novas ou reabilitadas para o próximo mandato, uma semana depois do seu principal adversário — o conservador Erin O’Toole — ter apresentado um plano idêntico.
O’Toole promete, também, proibir investidores estrangeiros, há dois anos fora do país, de comprar casa e alocar 15% dos edifícios federais para habitação.
O número de casas no mercado diminuiu nos últimos meses, após um boom de atividade provocado pela pandemia, e os preços permanecem perto de níveis recorde. O custo médio de uma casa foi de 529.840 dólares (451 mil euros) em julho, um aumento de 16% em face do ano anterior, de acordo com a Associação Imobiliária Canadiana.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Primeiro-ministro canadiano quer impedir estrangeiros de comprar casas durante dois anos
{{ noCommentsLabel }}