Portugal brilha, mas na Europa há quem tenha menos de um terço da população com a vacinação completa

Portugal continua a destacar-se na vacinação contra a Covid na UE. E se o processo corre a bom ritmo na generalidade dos países, Roménia e Bulgária têm menos de 1/3 da população totalmente inoculada.

Portugal continua a liderar a vacinação contra a Covid-19 na União Europeia (UE). O território nacional situa-se em segundo lugar no que toca à vacinação completa e é apenas ultrapassado por Malta, segundo indica o site Our World in Data. Roménia e Bulgária são os países mais atrasados na vacinação, com menos de um terço da população com a vacinação completa.

No último dia de agosto, Portugal tinha já 73,63% dos seus habitantes completamente inoculados contra a Covid-19 e apenas 10,9% com uma dose recebida, o que perfaz um total de 84,53% e coloca o país na dianteira do processo de vacinação de acordo com o Our World in Data. Não obstante, se olharmos apenas para a vacinação completa, Portugal está em segundo lugar no ranking europeu, apenas ultrapassado por Malta: onde cerca de 80% tem já a vacinação completa.

Percentagem da população com a vacinação completa contra a Covid-19 na UEFonte: Our World in Data

Na terceira posição surge a Dinamarca, com 71,73% dos seus habitantes com as duas doses da vacina contra a Covid, seguido por Espanha (70,19%), Bélgica (69,64%), Irlanda (67,34%), Holanda (62,32%), Itália (60,45%), Alemanha (59,92%) e França (58,78%).

Fora do top 10, mas com ainda mais de metade da população completamente vacinada contra a Covid-19 está ainda o Chipre (58,61%) – um dos países que mais se destacou no arranque do processo –, a Áustria (57,46%), a Hungria (57,17%), o Luxemburgo (55,88%), a Lituânia (55,8%), a Grécia (55,21%), a Suécia (54,5%) e a República Checa (53,26%).

Na 19ª posição surge a Finlândia, com 49,95% dos habitantes com a vacinação completa, seguida pela Polónia (49,61%), pela Eslovénia (43,41%), Estónia (40,92%) e a Letónia (40,66%).

E se Malta e Portugal lideram o ranking europeu, com pouco mais de um terço da população completa estão a Eslováquia e a Croácia (com, respetivamente, 39,87% e 39,38% da população totalmente inoculada).

Já a Roménia e a Bulgária continuam a ser os países europeus mais atrasos no processo, com apenas 26,76% e 16,87% da população com as duas doses da vacina, respetivamente. Ou seja, há dois países da UE com menos de um terço da população completa. Estes países estão, assim, bem longe da meta definida pela UE, que na terça-feira alcançou o marco de 70% da população adulta totalmente vacinada contra a Covid.

Importa referir que o World in Data é uma plataforma que agrega dados estatísticos gerida pela Universidade de Oxford. Nesse sentido, a plataforma é atualizada diariamente a partir dos números oficiais das autoridades de cada país, contudo, poderá existir alguma discrepância nas atualizações.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal brilha, mas na Europa há quem tenha menos de um terço da população com a vacinação completa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião