Vacina da Moderna cria o dobro dos anticorpos face à vacina da Pfizer, revela estudo

Num estudo que comparou as respostas imunológicas das duas vacinas, a vacina da Moderna gerou duas vezes mais anticorpos do que a vacina da Pfizer. Análise envolveu quase 2.500 participantes.

A vacina da Moderna contra a Covid gerou o dobro dos anticorpos face à vacina da Pfizer, revela um estudo feito num hospital da Bélgica que tinha por objetivo fazer uma análise comparativa entre as duas vacinas, revela a Bloomberg (acesso condicionado, conteúdo em inglês).

O estudo envolveu quase 2.500 pessoas e os resultados foram publicados na segunda-feira no Journal of the American Medical Association. A análise comparativa revelou que o nível de anticorpos detetado em pessoas que não foram infetados pela Covid-19 antes de receberem as duas doses da vacina da Moderna situou-se, numa média de 2.881 unidades por mililitro, ao passo que nas pessoas que foram vacinadas com as duas doses da vacina da Pfizer o nível de anticorpos decaiu para uma média de 1.108 unidades por mililitro.

Segundo os investigadores, estas diferenças poderão ser explicadas pelo facto de a vacina da Moderna ter uma maior quantidade de ingrediente ativo, 100 microgramas, contra 30 microgramas da Pfizer/BioNTech, bem como o intervalo entre a administração de doses entre as duas vacinas (quatro semanas na Moderna contra três semanas na Pfizer).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vacina da Moderna cria o dobro dos anticorpos face à vacina da Pfizer, revela estudo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião