Governo tem de acomodar mais dois mil milhões no OE2022

  • ECO
  • 1 Setembro 2021

No Quadro de Políticas Invariantes entregue à Assembleia da República, Governo identifica despesas e poupanças adicionais para o próximo Orçamento do Estado face a 2021.

O Governo terá de acomodar custos adicionais de 2.053,8 milhões de euros no Orçamento do Estado para 2022, mesmo que não adote quaisquer novas medidas, avança o Jornal de Negócios (acesso pago), esta quarta-feira, citando o Quadro de Políticas Invariantes enviado à Assembleia da República. Este valor é o impacto adicional previsto para o próximo ano das medidas assumidas no passado.

Segundo lembra o jornal, no arranque do processo orçamental, o Governo tem de calcular, todos os anos, quais as despesas e as receitas adicionais face a 2021 decorrentes de medidas de política já em vigor. É uma espécie de herança das decisões passadas. Estas contas são, depois, um ponto de partida para as decisões que vierem a ser tomadas para o ano seguinte.

Para 2022, o Executivo de António Costa identifica 2.425 milhões de euros de gastos adicionais e apenas conta com 371,2 milhões de euros para os compensar. Do lado das despesas, destaque para os gastos com pessoal decorrente das contratações em curso e das progressões, bem como para a atualização automáticas das pensões. Já do lado das receitas, está, por exemplo, o encaixe adicional de IRS decorrente do aumento do número de funcionários públicos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo tem de acomodar mais dois mil milhões no OE2022

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião