Governo espanhol quer subir salário mínimo em 15 euros ainda este ano

O Governo espanhol propôs uma subida de 15 euros do salário mínimo, que deverá ter efeitos já no último trimestre de 2021. No próximo ano, aumento deverá ser de 31 euros, indica Executivo.

O Governo espanhol propôs, esta quarta-feira, aos parceiros sociais subir o salário mínimo em 15 euros ainda este ano, tendo indicado que pretende, além disso, avançar com um aumento de 31 euros em 2022. Atualmente, a retribuição mínima praticada em Espanha está fixada em cerca de 950 (a 14 meses).

A ministra do Trabalho espanhola, Yolanda Díaz, esteve reunida, esta manhã, com sindicatos e patrões para negociar a evolução do salário mínimo nacional. Ainda antes desse encontro, o primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sanchéz, já avançava aos jornalistas que o Governo pretendia avançar com um “aumento imediato” do salário mínimo, não tendo revelado o valor concreto dessa atualização.

De acordo com o El País, o Governo acabou por propor aos parceiros sociais uma subida de 15 euros para 2021 e de 31 euros para 2022. Os sindicatos consideraram, contudo, tais atualizações insuficientes, pelo que não foi possível chegar ainda a acordo e ficou marcada uma nova reunião para a próxima segunda-feira para continuar a discutir esta matéria.

Com a proposta do Governo, a retribuição mínima espanhola subiria, ainda este ano, de 950 euros (a 14 meses) para 965 euros mensais, ou seja, uma reforço de 1,57%. Os representantes dos trabalhadores defendem, no entanto, que é necessário que o salário mínimo atinja, já este ano, a fasquia dos mil euros mensais. É importante explicar, a propósito, que o compromisso firmado pelo Governo de Pedro Sanchéz é o de aumentar o salário mínimo de modo a que corresponda a 60% do salário médio (entre 1.011 euros e 1.049 euros) até ao final da legislatura.

Segundo avançava, esta manhã, o El Economista, Pedro Sanchéz indicou que a subida prevista para este ano não terá efeitos retroativos para os meses de 2021 já passados; Ou seja, a atualização deverá ter efeitos, de resto, a partir de setembro ou outubro, adiantou o mesmo jornal.

De notar que a ministra do Trabalho espanhola tem vindo a defender um aumento do salário mínimo ao longo de todo este ano e insistido, nesse sentido, que há margem para negociar uma atualização nesse sentido. Até agora, Yolanda Díaz tinha sido, contudo, confrontada com a oposição da ministra da Economia espanhola, Nadia Calviño, o que levou a um adiamento da decisão sobre a retribuição mínima garantida para a segunda metade de 2021.

Os progressos na campanha de vacinação contra a Covid-19 e a retoma da economia à boleia da evolução positiva da crise pandémica levaram, nas semanas mais recentes, Nadia Calviño a “suavizar” a sua posição, estando agora o Governo espanhol pronto para avançar com uma subida do salário mínimo nacional.

Em comparação, em Portugal o salário mínimo está atualmente fixado em 665 euros (a 14 meses), tendo o Governo de António Costa o objetivo de o puxar para 750 euros até 2023. Entre os vários Estados-membros europeus, Portugal fica a meio da tabela, no que respeita à retribuição mínima garantida.

(Notícia atualizada com mais informação às 13h55)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo espanhol quer subir salário mínimo em 15 euros ainda este ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião