Portugal Tech League quer envolver comunidade tecnológica e startups nas políticas digitais europeias

A Talkdesk, a Amazon Web Services ou a CIP estão entre os fundadores desta iniciativa. O novo Regime Europeu sobre a Inteligência Artificial será o primeiro tema de foco da Portugal Teach League.

A tecnologia está a tornar-se um tema constante em termos de regulação na Europa, com impactos cada vez maiores na economia e nos negócios. Com o objetivo de difundir informações pertinentes ao mercado e evitar a desinformação, várias organizações ligada à economia digital em Portugal e na União Europeia apresentaram a Portugal Tech League. O novo Regime Europeu sobre a Inteligência Artificial será o primeiro tema de foco da iniciativa que tem, entre os grupo de fundadores, a unicórnio Talkdesk, a AWS ou a CIP.

O projeto visa defender os interesses da comunidade portuguesa e europeia de economia digital nas discussões regulamentares, baseando-se em dois pilares: clarificar novas propostas legislativas no espaço tecnológico europeu e também no português e recolher recomendações para divulgação pública. Os conteúdos estarão disponíveis no website www.portugaltechleague.eu e serão posteriormente distribuídos pelos parceiros, através das redes sociais e imprensa, e partilhados diretamente com os representantes políticos.

“O novo Regime Europeu sobre a Inteligência Artificial, assumido pela Presidência Eslovena do Conselho da União Europeia como uma prioridade para o segundo semestre, será o primeiro tema de foco da Portugal Teach League, com o objetivo de informar e envolver a comunidade digital na elaboração de documentos com propostas de medidas para partilhar com decisores políticos”, lê-se em comunicado.

A Lei dos Serviços e Mercados Digitais, a declaração Startup Nation Standards e Bússola Digital 2030, o tópico da Soberania Digital e Fluxo Internacional de Dados serão os tópicos seguintes a serem explorados.

“As propostas legislativas são difíceis de compreender, especialmente quando se trata das suas implicações futuras. Além disso, são escritas com uma linguagem técnica que dificulta a perceção de quem não tem conhecimento sobre o assunto. Isto faz com que estas propostas ganhem a atenção das startups, das PME orientadas para o digital e da comunidade tecnológica no geral quando já é demasiado tarde para que possam contribuir e dar a sua perspetiva, pois já estão elaboradas”’, afirmam os fundadores da iniciativa numa declaração conjunta.

“É por isso que a abordagem da Portugal Tech League é uma resposta a um desafio fundamental: startups, PMEs e comunidade digital no seu todo nem sempre têm tempo de qualidade para compreender, refletir e dar voz às suas opiniões acerca destas temáticas. Como tal, queremos preencher a lacuna que existe neste processo de clarificação, reflexão e proposição.”

A Portugal Tech League é uma iniciativa neutra criada pela consultora de inovação colaborativa Beta-i. Neste primeiro ano, é patrocinada pela Google e pela Microsoft e fundada juntamente com unicórnios portugueses e organizações chave como a Allied for Startups, AWS – Amazon Web Services, CIP – Confederação Empresarial de Portugal, Eupportunity, European Startup Network, FDUCP – Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, GeSI – Global Enabling Sustainability Initiative, Investors Portugal, Startup Portugal, Startup Sesame, Sapo Tek, Talkdesk e VdA Advogados.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal Tech League quer envolver comunidade tecnológica e startups nas políticas digitais europeias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião