Pensionistas já podem ver recibo da pensão online na Segurança Social Direta

  • ECO
  • 13 Setembro 2021

A Segurança Social Direta tem uma nova funcionalidade: Os pensionistas já podem consultar o recibo da sua pensão, podendo verificar o valor mensal recebido.

Os pensionistas já podem consultar na Segurança Social Direta o recibo da sua pensão, podendo, desta forma, verificar o valor mensal recebido, bem como as deduções e os abonos.

Em comunicado, o Instituto da Segurança Social explica que esta nova funcionalidade permite ao beneficiário “consultar o recibo do mês que pretende, a partir do mês de setembro 2021”. “O recibo pode ser consultado de forma segura, sempre que for necessário, e pode ser impresso, evitando a deslocação aos serviços da Segurança Social“, sublinha o ISS.

Para obter o recibo da pensão, é necessário dispor de uma senha de acesso à Segurança Social Direta. Uma vez autenticado, o beneficiário deve selecionar o menu ‘Pensões’, acedendo depois a ‘Rendimentos de pensões’ e, seguidamente, a ‘Recibos de pensão’. No vídeo abaixo, a ISS explica como fazer esta consulta, passo a passo.

Esta solução é semelhante àquela que já existe para os reformados da Caixa Geral de Aposentações e permite verificar o valor de pensão pago em cada mês e qual a parcela de descontos (como a retenção na fonte para o IRS, por exemplo).

Os dados oficiais indicam que, em julho, a Segurança Social processou 2.964.538 pensões, das quais 2.058.608 pensões de velhice.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pensionistas já podem ver recibo da pensão online na Segurança Social Direta

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião