Horta Osório tem cada vez mais influência no Credit Suisse

  • ECO
  • 13 Setembro 2021

Apesar de não ser o CEO, a influência do chairman sobre a liderança do banco suíço é cada vez maior e tem desencadeado críticas de alguns colegas, noticia o Financial Times.

António Horta Osório tornou-se chairman do Credit Suisse em abril. Desde então, tem assumido cada vez mais responsabilidades executivas no banco suíço, ao ponto de haver quem receie que o português esteja a prejudicar a autoridade do atual CEO, Thomas Gottstein, noticia o Financial Times (acesso condicionado).

Por um lado, fontes dentro do banco receiam que Horta Osório esteja a prejudicar o atual CEO e, até, em vias de tomar o seu lugar. Segundo o Financial Times, o português colocou aliados próximos na equipa executiva e tem influência crescente na tomada de decisões. O gestor faz parte de um núcleo composto também por Richard Meddings e por Christian Gellerstad: os três têm reuniões regulares com Gottstein e, de acordo com fontes internas, Osório “dá as ordens a Thomas nestas reuniões”.

Mas nem todos veem motivos de preocupação. Outras fontes próximas defenderam ao jornal que a posição do gestor português é apenas a de um mentor para o atual CEO do banco.Por agora, [Horta Osório] está a tentar ensinar e treinar [Gottstein], disse um colega, acrescentando que “existe a crença de que Thomas foi atirado para a função sem experiência e talvez se safaria com mentoria”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Horta Osório tem cada vez mais influência no Credit Suisse

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião