Marcelo diz que taxa de vacinação em Portugal é “invejável”

  • Joana Abrantes Gomes
  • 15 Setembro 2021

Sobre a reunião do Infarmed de quinta-feira, prevista para as 15 horas, o Presidente da República disse que será discutido qual a dimensão da abertura do país em termos de restrições pandémicas.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta quarta-feira sentir-se “feliz” por ir à próxima reunião do Infarmed, que decorrerá esta quinta-feira, sob a melhor situação epidemiológica em Portugal “do último ano e meio”. Tal deve-se à atual taxa de vacinação contra a Covid-19 no país, de 80% de população com esquema vacinal completo, que Marcelo apontou como “invejável”.

Agora, “já se vai discutir que abertura: muita abertura, ampla abertura, não ampla abertura”, referiu o Chefe de Estado, em declarações aos jornalistas à margem da 16.ª reunião do Grupo de Arraiolos, em Roma. Marcelo Rebelo de Sousa realçou, ainda assim, a importância de ouvir os especialistas “antes de dizer o que quer que seja”. “A função dos políticos não é fazerem de especialistas, é tomarem as decisões políticas depois de ouvirem os especialistas”, rematou.

Porém, continuou, “uma coisa é certa”: Marcelo sente-se “feliz” porque vai para uma reunião do Infarmed “com a melhor situação do último ano e meio”. O Presidente da República confessou que “ia sempre com o coração pequeno, e às vezes pequeníssimo, para as reuniões do Infarmed, tais os números de casos, tais os números de internamentos em cuidados intensivos, tais os números de mortes”.

Marcelo disse ainda que nenhum dos seus homólogos europeus presentes na reunião do Grupo de Arraiolos falava nestes termos sobre a situação pandémica dos seus países.

Portugal é, neste momento, o país com a maior percentagem de população totalmente vacinada (80%) a nível mundial. O último relatório da Direção-Geral da Saúde revela que mais de 8,2 milhões de portugueses têm a vacinação completa, sendo que 100% das pessoas com 65 ou mais anos já estão completamente vacinadas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Marcelo diz que taxa de vacinação em Portugal é “invejável”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião